Guarda Municipal homenageia o Dia Internacional da Mulher

08/03/2005 16:51:17 - Jornalista:

A Guarda Municipal de Macaé está realizando hoje várias atividades para marcar o Dia Internacional da Mulher. O diretor-presidente, Antônio Franco, promoveu um almoço para homenagear o corpo feminino da corporação, que desenvolve programas sociais do governo municipal e que se destaca por seu trabalho na sociedade. Na festa foram entregues certificados às coordenadoras do evento.

Nesta data a corporação também realiza o II Ciclo de Palestras direcionado especialmente as mulheres. “Pouca gente sabe a importância do nosso trabalho. Exercemos nossa profissão com amor, carinho, dedicação e muita perfeição. Hoje, podemos comemorar grandes vitórias”, finalizou a Agente Adriana, uma das coordenadoras do evento.

A abertura aconteceu às 8h, no auditório da própria Guarda, com um Coffe Break. Em seguida o diretor-presidente, Antônio Franco, parabenizou todo o corpo feminino por este dia. Após o discurso do presidente, a inspetora do grupo do Patrulhamento Escolar, Patrícia Moura, abriu o ciclo de palestras falando sobre a “Mulher Moderna”.

De acordo com ela, mesmo com todas as conquistas que as mulheres vêm adquirindo, em muitos casos elas vem sendo destituídas de seus valores morais e de seus ideais. “A mulher ainda só é valorizada somente por sua aparência, levando seu corpo ao leilão do comércio consumista, onde ela é manipulada, usada e descartada”, declarou.

Durante a palestra, Patrícia relembrou sobre a história do Dia Internacional da Mulher que é comemorado em homenagem a um episódio trágico que aconteceu nos Estados Unidos. Em 1857, mulheres de uma fábrica de tecidos em Nova Iorque se rebelaram contra as péssimas condições de trabalho. “Foi à primeira vez que as mulheres se uniram para reivindicar melhorias”, A rebelião foi contida de forma violenta, culminando com a morte de 129 tecelãs, que morreram carbonizadas dentro da fábrica.

Em 1910 surgiu a idéia de se criar uma data para homenagear essas operárias e marcar um dia de luta feminina. Em 1975 a Assembléia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU) decretou o dia de 8 de março como Dia Internacional da Mulher.

O II Ciclo de Palestras continua agora à tarde e contará ainda com a participação da psicóloga Maria Madalena Martins que vai abordar o tema “Violência contra a Mulher” e, também, a assistente social Patrícia Resende, que vai falar sobre a “Mulher, Família e Trabalho”.