Guarda Municipal mobilizada na busca de soluções

21/06/2005 18:36:20 - Jornalista: Sérgio Lopes

A Guarda Municipal de Macaé está mobilizada para prestar auxílio aos moradores atingidos pelo vendaval da noite de segunda-feira. Segundo informações do assessor de assuntos interno da Guarda, Luis Cláudio, todos os departamentos da corporação estão mobilizados, apoiando os demais órgãos de segurança, na busca de soluções para amenizar o sofrimento das famílias desabrigadas.

Em conjunto com a Defesa Civil e a Secretaria de Meio Ambiente, o grupamento de Meio Ambiente está fazendo um balanço das necessidades mais urgente dos moradores das localidades, relacionados com a intensidade dos danos. “Há que se fazer à análise dessas necessidades, a fim de podermos usar todos os nossos recursos tanto humanos quanto materiais”, disse o gerente Monteiro.

Os desastres aumentam significativamente a dívida social, visto que as pessoas de menor poder aquisitivo são a imensa maioria das vítimas, por estarem em áreas de riscos, frutos de invasão. As primeiras ações da Prefeitura foram dirigidas para a defesa da população. A Defesa Civil se organiza com a participação do governo municipal e a população no desencadeamento das ações preventivas em resposta aos desastres.

A chuva também causou estragos no Centro de Convenções que ficou parcialmente destruído. Em função disso, o DEPATRI (Departamento Patrimonial) colocou vários homens, em regime de plantão 24 horas, para cuidar da segurança das instalações do pavilhão e das áreas utilizadas pelo NUPEM (Núcleo de Pesquisas Ecológica de Macaé), além das escolas do bairro Lagomar, atingidas pelo vendaval. Segundo o tenente Ramalho, diretor do DEOPESPI (Departamento de Operações Especiais e Inspetorias), dez homens foram disponibilizados para ajudar a Defesa Civil nas operações de alto risco. Recentemente o grupamento participou de um curso de rapel tático com resgate de vítima. “Numa situação de desastres, vários fatores interferem para agravá-la. É quando o município necessita tomar medidas excepcionais, de urgência, que absorve toda sua capacidade administrativa”, declarou Monteiro.