Guarda realiza solenidade pelos sete anos de criação

19/05/2005 17:30:43 - Jornalista: Sérgio Lopes

Em comemoração aos seus sete anos de criação, a Guarda Municipal realiza vários eventos neste mês de maio. Aproveitando a data, a diretoria está apresentando à comunidade macaense os projetos que vem desenvolvendo, visando à cidadania plena da população. Nesta quinta-feira (19), com a presença de autoridades militares, civis e representativas do município as comemorações prosseguiram com a Formatura Geral.

A solenidade, que aconteceu na sede da corporação, teve início com a apresentação da tropa e do canto do Hino Nacional Brasileiro e Hasteamento da Bandeira Nacional. Em seguida, foi feita a entrega de certificados a personalidades agraciadas com o título de “Amigo da Guarda” e homenagem com entrega de prêmio ao Guarda Padrão, Herval Almeida, eleito por toda corporação.

Doze personalidades foram agraciadas, entre elas estavam o prefeito Riverton Mussi, o deputado estadual Glauco Lopes, o ex-prefeito Silvio Lopes e o vereador e vice-presidente da Câmara Municipal, Júlio César de Barros, o Julinho do Aeroporto.

O diretor-presidente, Antônio Franco de Carvalho, durante sua mensagem, agradeceu a presença das autoridades e convidados presentes. “Este é o primeiro aniversário da Guarda sob a nova administração. Encontramos as dificuldades próprias de uma mudança de comando. Trouxemos uma equipe altamente gabaritada com um único objetivo: a valorização do Homem-Guarda e, conseqüentemente, da Guarda Municipal. Contamos com todos vocês na honradez que devem disseminar perante a coletividade”, disse.

Quebrando o protocolo, Antônio Franco autorizou que o grupamento da guarda-mirim cantasse o Hino de Macaé em homenagem ao vereador Julinho, autor da lei que instituiu o grupamento e que foi aprovada, pelos vereadores esta semana.

A festa pelos sete anos de criação da Guarda Municipal vai continuar. No dia 25, a Instituição realizará a Ação Pela Cidadania, em parceria com o Programa Macaé Cidadão, contando com a participação de várias secretarias municipais e também com as polícias Federal, Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros. O evento tem início às 8h, na praça Washington Luís, com visitação às atividades da Tenda Cultural pelas autoridades e convidados.


Culto - As comemorações oficiais começaram na quarta-feira (18), com um culto de Ação de Graças, celebrado no auditório do quartel, prestigiado por grande parte da corporação, além de várias autoridades. O capelão Neto foi o encarregado de levar as mensagens dos ensinamentos bíblicos aos participantes que cantavam louvores acompanhados de um conjunto formado pelos agentes municipais.