Guardas seniores participam de palestras sobre casa segura para o idoso

27/08/2010 08:23:20 - Jornalista: Cláudia Massad

Equipe da Guarda Sênior, Programa social da Guarda Municipal de Macaé, proporcionou, na quinta-feira (26), palestra sobre como ter uma casa segura para os cem agentes seniores. O encontro foi no auditório da Guarda. O palestrante foi o coordenador geral da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e Técnico em Inspeções, Paulo Mendonça, que mostrou aos seniores as situações de perigo e explicou a maneira correta de agir com segurança dentro de casa.

Paulo falou sobre diversas atitudes que melhoram o dia a dia do idoso. Ele advertiu que o acesso à porta da frente não deve ter barreiras, que o piso da entrada deve ser áspero e com marcações claras, se existirem desníveis. Paulo observou que outro grande perigo são os capachos e tapetes, que devem ser presos, colados ou embutidos.

O coordenador disse que o idoso deve ficar no quarto mais próximo do banheiro, para facilitar o deslocamento durante a noite. “A cama deve ter uma altura que permita que a pessoa apóie os pés no chão quando sentada; já a cabeceira e pé da cama servem como encosto e uma colcha ou cobertor, deixados ao pé da cama, impedem que o idoso sinta frio”, falou Paulo. Ele informou que a mesa de cabeceira deve ficar cerca de 10 cm acima da cama, ter as bordas arredondadas e estar fixada no chão ou parede. Os armários devem ter as portas leves e acessíveis e o seu interior tem que ser iluminado. Paulo lembrou que se deve evitar guardar objetos de uso frequente em locais muito baixos, que exigem que as pessoas se abaixem, ou muito altos, que pedem escadas ou banquinhos

Paulo chamou a atenção sobre as janelas, que devem abrir para dentro ou ser de correr. Outro cuidado, segundo Paulo são os travesseiros, o coordenador afirmou que o uso de mais de um travesseiro é desaconselhável porque pode causar sufocamento em pessoas acima dos 80 anos.

Maior índice de acidentes é no banheiro

O coordenador da Cipa afirmou que o banheiro é um local de muitos acidentes. As paredes devem ser de alvenaria com resistência suficiente para instalação de barras de segurança. O box tem que ter espaço interno que permita a circulação de duas pessoas, corrimão lateral e barras de apoio de alturas variáveis. O fechamento deve ser com material inquebrável e firme, com portas de correr ou cortinas. Devem-se preferir as torneiras de alavanca redondas, que são mais difíceis de girar. “Substitua o tapetinho do banheiro por adesivos antiderrapantes, que também podem ser colocados dentro do boxe”, lembrou Paulo.

O coordenador avisou que a banheira só deve ser instalada se também houver espaço para um box. “Instale nela barras de segurança e coloque todos os comandos à distância ou mesmo para fora”, afirmou Paulo.

Outro item importante para Paulo é o aumento de 10 cm da base do vaso sanitário em relação ao piso do banheiro e as barras de apoio a uma altura de 30 cm acima do tampo do vaso. Sobre os armários, Paulo informou que se deve deixar uma área livre para a movimentação das pernas, caso alguém utilize uma cadeira, banqueta ou cadeira de rodas.

O secretário Municipal de Ordem Pública de Macaé, Antônio Franco, ressaltou a importância e empenho da coordenadora da Guarda Sênior, Elaine Chança, em trazer todos os meses temas diversos na área de saúde para que os seniores se informem e adquiram conhecimento.

Elaine Chança falou sobre a importância de se ter certos cuidados para que acidentes sejam evitados.

- No dia a dia as pessoas não estão atentas aos pequenos cuidados que fazem a diferença para os idosos. A palestra teve o objetivo de orientar e prevenir os acidentes e doenças de trabalho com os idosos, falou Elaine.

Paulo Mendonça informou que a Cipa é ligada à administração municipal direta e foi criada em 1991 com o objetivo de trabalhar a prevenção de acidentes. O coordenador frisou que são realizadas inspeções nas secretarias para verificação das condições de trabalho, além da averiguação do uso de equipamentos de proteção individual e a segurança promovida pelas empreiteiras.