História de Macaé encanta estudantes na abertura da II Semana Universitária

21/10/2008 17:24:33 - Jornalista: Grazielle de Marco

“Não sabia que há tanto para se aprender sobre a história de Macaé”. Frases como essa foram ouvidas nos corredores da Cidade Universitária após o primeiro dia da II Semana Universitária. O evento que iniciou segunda-feira, às 19h30, contou com a presença de dezenas de estudantes que tiveram a oportunidade de conhecer as histórias e culturas locais através do trabalho apresentado por pesquisadoras da Secretaria Municipal de Acervo e Patrimônio Histórico (Semaph).

A Semana Universitária, que tem como um dos seus objetivos discutir e pensar o ensino superior em Macaé e o seu papel no desenvolvimento sustentável do município, iniciou com uma apresentação de Música Instrumental Brasileira realizada pelo flautista Bruno Py e o baixista Jean Batista.

Durante a cerimônia de abertura, os representantes da três instituições de ensino superior instaladas na Cidade Universitária (UFF, UFRJ e FeMASS) e da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), promotora do evento, apresentaram suas expectativas para o evento e seu papel no desenvolvimento local.

- Esta é nossa primeira unidade fora do Rio de Janeiro e esperamos que consigamos desenvolver aqui um sistema parecido com o adotado em São Paulo onde as universidades da Capital possuem pólos de pesquisa fora do centro, disse o professor do Instituto de Química da UFRJ, Rodrigo Otávio.

Já o professor Carlos Alberto Considera, gestor do programa de interiorização da Faculdade de Direito da UFF, comentou a vocação da universidade para a interiorização. “Há algum tempo estamos presentes no município e acreditamos que esse processo é muito importante porque mantêm os valores na terra. Acreditamos que a integração entre a universidade e a comunidade deve ser estimulada e nesse sentido, oferecemos todo o nosso apoio à Funemac”, afirmou.

O diretor da FeMASS, Francisco Carlos Gomes lembrou que a Semana Universitária é também momento de celebração. “Este é o espaço que temos para pensar este sonho que é o desenvolvimento do Ensino Superior para Macaé, e traçarmos caminhos concretos para seu fortalecimento”.

A superintendente acadêmica da Funemac, Ruth Escudero, substituiu durante a cerimônia, o presidente da fundação, Joelson Tavares que não pode comparecer por estar representando o município no 46º Congresso Brasileiro de Educação Médica. Ela ressaltou o empenho da Prefeitura e da Funemac no projeto de desenvolvimento integrado do Ensino Superior em Macaé. “Ficamos felizes de poder vislumbrar este projeto, podendo dividr não só o espaço, mas também o projeto”, completou.

A primeira palestra apresentada foi “Diálogos entre a memória, a história e a sociedade: Macaé frente aos novos desafios”, apresentada pelas professoras Conceição Franco e Gisele Cautiero, participantes do Projeto Macaé em fontes primárias, da Semaph. Em seguida a fotógrafa Claudia Barreto apresentou o vídeo “Olhares sobre Macaé”, com fotos da cidade e de documentos que também fazem parte do projeto.

A Semana Universitária continua com a palestra “Interiorização da universidade pública e extensão acadêmica: processos contínuos”, que será apresentada hoje às 19h, pelo prof. Adjuntodo Departamento de Direito OPúblico da UFF, Ronaldo Joaquim Silveira Lobão.