Homenagem: CRA realiza consultas e exames para a saúde das mulheres

20/03/2024 13:15:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Evento será realizado na sexta à tarde

Em comemoração ao mês das mulheres pelo Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, o Centro de Referência dos Adolescentes (CRA) do município realiza, nesta sexta-feira (22), das 13h30 às 17h, uma ação em homenagem às mulheres. Durante o evento, a equipe de enfermagem vai realizar consulta de saúde da mulher e exame preventivo para as pacientes, as mulheres das famílias delas e as cidadãs em geral que comparecerem à unidade. Nesse dia também será realizado atendimento para as agentes do Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad), em parceria com o Setor de Saúde do Trabalhador do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), do governo estadual.

Haverá também cultura com apresentação do coral da Guarda Sênior em parceria com a Secretaria Municipal de Ordem Pública. Com o evento, o CRA objetiva ofertar acesso ao serviço a um público maior que o já atendido na unidade; mostrar às mulheres que, não somente no mês delas, mas o ano inteiro, o município oferece políticas públicas de qualidade com acesso a vários serviços; divulgar para a população esses serviços; e aproximar a população da unidade e tudo o que ela oferece. O atendimento é integral à saúde dos adolescentes e também conta com o trabalho da atenção psicossocial estreitando a relação entre saúde, sociedade e cidadania.

No CRA a equipe busca identificar precocemente agravos à saúde das mulheres e ampliar o acesso.



“A demanda de jovens tem crescido no município e funcionamos como um dispositivo da atenção especializada, com demanda espontânea”, disse a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA) e coordenadora do CRA, a assistente social Monique Rangel do Carmo Gouveia. A demanda espontânea significa que os adolescentes podem ser atendidos via agendamento, mesmo sem encaminhamento.




O enfermeiro Victor Tavares de Souza, mestre em gênero e sexualidade, enfatiza a importância do CRA para a sociedade:



“É importante, para além da comemoração ao dia da Mulher, a oferta de uma assistência de qualidade e a garantia do acesso, como um dos princípios do SUS (Sistema Único de Saúde)”.




O CRA é vinculado à Secretaria Municipal de Saúde e conta com equipe multidisciplinar que oferece, gratuitamente, serviço social; psicologia; fonoaudiologia; fisioterapia; terapia ocupacional; nutrição; enfermagem; ginecologia; obstetrícia; psiquiatria; dermatologia; clínica geral; grupos reflexivos e terapêuticos; e rodas de conversa. A unidade também oferece serviços de Pré-Natal; testes rápidos de gravidez e de sífilis, HIV e hepatites B e C; peeling químico para acneicos; e práticas integrativas da saúde como auriculoterapia, terapia floral, dança circular e arteterapia.

Souza informou que a consulta de enfermagem já é feita como rotina no CRA, especializado em receber adolescentes femininas e masculinos de 12 a 19 anos de idade, bem como de seus familiares, garantindo e ampliando os direitos dessa faixa etária. Na unidade eles recebem acolhimento e acompanhamento; atendimento integral; rede de serviços especializados; educação em saúde; promoção e prevenção; empoderamento e participação; parcerias e cooperação.

O CRA de Macaé funciona na Rua 29 de julho, 29, Bairro Imbetiba, com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.