Hospital da Mulher: prefeitura quer retomar projeto

27/05/2009 17:17:48 - Jornalista: Janira Braga

A Procuradoria Geral do município vai analisar a possibilidade de abertura de uma nova licitação para as obras do Hospital da Mulher, na Barra de Macaé, ou de dar continuidade ao contrato atual. A medida está sendo analisada porque houve atraso na obra, ferindo o contrato de licitação.

O Hospital da Mulher não é a única obra que a prefeitura quer retomar em ritmo acelerado: todas as empresas que estão com obras paradas deverão ou retomar rapidamente a obra ou terão o contrato reincidido. Nesta lista também estão a praça do Jardim Santo Antônio, a Escola do São José do Barreto, o Centro de Convivência do Idoso, e o restaurante popular da Aroeira.

- O interesse da prefeitura é agilizar as obras para serem entregues à população. Para isso, a situação de cada obra está sendo analisada – afirmou o secretário de Obras, Tadeu Campos.

Prefeitura intensifica realização de obras

A prefeitura de Macaé intensifica a realização de obras nos principais pontos da cidade: na Linha Verde, via rápida na entrada na cidade de quatro quilômetros de extensão, a prefeitura faz o recapeamento asfáltico; a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Mutum está em fase final de construção; no Novo Cavaleiros a prefeitura atua em três frentes de trabalho para acabar com os alagamentos no bairro e o Programa Água Limpa segue com ritmo intenso.

A Delegacia Legal, que está sendo construída pela prefeitura na esquina da Rua São João com a Avenida Presidente Sodré, será entregue em julho. A Delegacia Legal vai agilizar o atendimento policial e visa trazer maior segurança à população. A Praça da Barra é outro projeto que está em andamento e visa dar mais opção de lazer para a população. As obras na Linha Verde começaram a partir do trevo da Avenida Aluízio Gomes, em direção ao trevo do Bairro da Glória e Cancela Preta.

Na primeira etapa do Programa Água Limpa, a prefeitura está investindo R$ 40 milhões de recursos próprios, com instalação da segunda ponte sobre o Canal Fábio Franco. As obras estão em fase de conclusão, com as 16 placas pré-moldadas, com 1,80 metro de largura e 5,20 metro de comprimento e com peso de 3,70 toneladas cada, já instaladas na passagem de nível entre a Rua Silva Jardim, no Centro e a Avenida Santos Moreira, no Miramar.

Com a instalação dessa segunda ponte pré-moldada, a prefeitura avança nas ações do Programa Água Limpa, que tem o objetivo de ampliar o fluxo de águas pluviais. O objetivo do programa, que é a macrodrenagem da cidade, é eliminar os pontos de alagamento.

Já a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Mutum, nas proximidades do Mirante da Lagoa, vai tratar o esgoto de cerca de 15 mil pessoas dos bairros Mirante, São Marcos, Jardim Guanabara, Recanto da Lagoa e proximidades. Com 14 metros de diâmetro e seis metros de altura, a ETE – construída em chapa de aço - vai fazer um tratamento terciário do esgoto para que o efluente saia com 100% de pureza.

No Novo Cavaleiros, a meta é chegar à vazão de dez mil litros de água pluvial por segundo, com o término dos serviços, que devem durar cerca de seis meses. As obras são realizadas na Alameda do Bosque, Rua Júpiter e no canteiro principal, perto do Terminal Lagoa. As galerias que estão sendo instaladas no Novo Cavaleiros têm dimensões diferenciadas em cada local do bairro porque o cálculo hidráulico da bacia hidrográfica da área definiu a necessidade de tamanhos variados.

Audio

Entrevistado: Tadeu Campos Secretário de Obras
Reporter: Carlos Alberto Ticalo