Hospital do Trapiche forma turma de capelães

17/08/2009 10:35:49 - Jornalista: José Vieira

No sábado (15), foi realizada na Igreja Batista do Trapiche a formatura da primeira equipe de religiosos voluntários que estará diariamente no plantão do serviço de capelania á disposição dos pacientes e familiares do Hospital do Trapiche. O projeto é desenvolvido pela diretoria do hospital em parceria com as lideranças religiosas da comunidade serrana.

Esse novo atendimento foi anunciado pelo secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, durante as comemorações do terceiro aniversário do Hospital Público Municipal da Serra (HPMS) e, segundo o diretor administrativo Pablo Fontes, o serviço se inclui nos projetos de expansão do HPMS que somados aos dois médicos (cardiologista e pediatra) concursados, que estão chegando, objetivam um atendimento cada vez mais amplo à comunidade serrana.

Sob a coordenação do pastor Paulo Souza Nunes, da Igreja Batista de Glicério que trouxe para a parceria os pastores Sebastião Carlos das Igrejas Presbiterianas do Frade e do Sana; Salvador dos Anjos, da Igreja Batista do Frade; e o padre Gilmar Rodrigues, da Igreja Católica da serra macaense, o objetivo foi formar uma equipe voluntária que atuasse no auxílio emocional e espiritual de pacientes, familiares e funcionários do Hospital do Trapiche.

O pastor Sebastião ressaltou que o serviço de capelania, de caráter ecumênico é obrigatório pela Constituição, que determina no artigo V, inciso VII que mantém assegurado nos termos da lei a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva.

- Para cumprir essa lei, reunimos todos os seguimentos religiosos, convidamos inclusive os espíritas, onde duplas passam a partir deste mês, fazer visitas diárias, levando paz espiritual e emocional aos envolvidos com as enfermidades. O grupo de voluntários foi preparado pelas lideranças religiosas num curso teórico e prático de seis meses sob a luz da lei Áurea de Jesus de amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo.