Hospital São João Batista realiza cirurgia inédita em Macaé

14/05/2009 15:30:02 - Jornalista: Creilton Sardinha*

O cirurgião oftalmologista Abelardo de Souza Couto Júnior, detentor de várias honrarias e artigos completos publicados em periódicos, estará nesta sexta-feira (15) em Macaé para realizar a cirurgia de enucleação/evisceração e reconstituição da cavidade orbitária em duas pessoas assistidas pela Associação Macaense de Apoio aos Cegos (AMAC): Antônio de Souza Araújo, 77 anos, e Lúcia Helena Correa Machado, 42, que há anos tiveram os olhos eviscerados, terão ambos reconstituídos a cavidade ocular e poderão usar lentes esclerais.

O diretor presidente da AMAC, Marcos Passos,manteve contatos com o provedor da Casa de Caridade Hospital São João Batista, Leandro Matos, que disponibilizou o centro cirúrgico. Para Marcos, é de grande valia o fato dos assistidos da entidade não terem que se deslocar até a cidade do Rio de Janeiro, evitando com isso os transtornos inerentes a todos que se submetem a cirurgia e terem que retornar logo após. A AMAC é umas entidades assistenciais que recebem apoio da prefeitura.

O médico se sensibilizou com os pedidos de Marcos Passos, que recentemente foi operado por ele, e apesar de inúmeros compromissos, confirmou sua vinda numa demonstração de solidariedade, carinho e respeito ao ser humano.

- É a primeira vez que estarei em Macaé. Sei que é uma cidade próspera e moderna. Espero poder colaborar na melhoria da saúde das pessoas que necessitam de meus conhecimentos, antecipou.

A enucleação é uma cirurgia mutilante, que consiste na retirada de todo globo ocular e colocação de implante esférico substituindo o órgão no mesmo ato cirúrgico. Após a cicatrização, faz-se a adaptação da prótese escleral cosmética (olho pintado). O médico é enfático ao afirmar que não se deve retirar o olho do paciente (enucleação) e apenas colocar a prótese estética, e sim colocar antes o implante esférico que irá substituir o volume do olho na cavidade, evitando ou diminuindo as alterações orbito-palpebrais, otimizando o aspecto estético do paciente. “Somente retirar o olho é solução para o cirurgião. Retirar o olho e colocar o implante é solução para o paciente”, afirmou.

Segundo ele, o Brasil é um país que tem uma oftalmologia bem sucedida e com excelentes profissionais que se equiparam aos melhores do mundo. Entretanto, a população carente ainda não tem acesso integral a todos os tipos de tratamento oftalmológicos que os profissionais podem realizar. O médico disse ainda que todas as pessoas devem procurar o oftalmologista a qualquer sintoma ocular, para evitar o agravamento e as dificuldades no tratamento posterior, pois o diagnóstico evita complicações e torna o tratamento mais efetivo.

Abelardo de Souza possui experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Oftalmológica, atuando principalmente nos seguintes temas: Vias Lacrimais, Órbita, Pálpebra, Fraturas Orbitais, Tumores Orbitais e Palpebrais, Saúde Pública e Coletiva, Prevenção da Cegueira. De acordo com ele, as doenças mais comuns em seu consultório são aquelas relacionadas à cavidade orbitária, a cavidade que contém o olho, as pálpebras e as vias lacrimais.

Com um vasto currículo, o médico já realizou milhares de cirurgias em 20 anos de profissão. Ele possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), mestrado e doutorado em Oftalmologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente,ele é Chefe do Departamento de Plástica Ocular e Órbita do Instituto Benjamin Constant - IBC, professor associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC) e professor de Oftalmologia da Faculdade de Medicina de Valença da Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA).

O presidente da AMAC acrescentou que Abelardo é uma pessoa muito simples e cativa a todos pela atenção que dispensa, sempre de forma muito gentil e simpática. Marcos fez questão de expressar publicamente a sua gratidão pela disposição em vir realizar as cirurgias em Macaé e, a Leandro Matos, provedor da Casa de Caridade, pelo pronto atendimento a solicitação e carinho para com a entidade.

*Assessoria de Comunicação da AMAC