Hotel de Deus recebe pessoas em situação de rua

22/06/2021 14:29:00 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Rui Porto Filho

Após teste rápido do Covid-19, moradores em situação de rua vão para o hotel

O inverno começou nesta segunda-feira (21) e as pessoas que vivem em situação de rua podem ter abrigo noturno no Hotel de Deus, na Linha Azul. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, em parceria com a Divisão Especial de Transportes, da Secretaria de Saúde, levou de van, quem quis, para o Hotel de Deus, das 18h às 20h, nesta segunda-feira e o trabalho vai continuar, todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados, até 21 de setembro.

"As pessoas em situação de rua não são obrigadas a ir para o Hotel de Deus, estamos levando somente aquelas que quiserem", observou o secretário de Desenvolvimento Social, Mauro Torres, acrescentando que após o banho, todas as noites, é oferecido um jantar e às 7 horas um café da manhã.

De acordo com o secretário, na noite desta segunda-feira, a equipe de assistência social fez a triagem e em seguida, os moradores em situação de rua fizeram o teste da Covid-19. "O primeiro dia foi um sucesso, recebemos 50 moradores em situação de rua que fizeram o teste da Covid, ganharam alimentação e o kit com sabonete, creme e escova dentais e cobertor", detalhou.

Torres informou que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade tem todas as pessoas em situação de rua referenciadas pelo Centro Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop). "Fizemos um levantamento, com a assistente social e o psicólogo, dos moradores em situação de rua que querem fazer o pernoite no Hotel de Deus", ressaltou.

O teste rápido foi feito pela equipe de Enfermagem, da Secretaria de Saúde, que está de prontidão no hotel, onde os interessados podem dormir em quartos sanitizados conforme normas da Vigilância Sanitária.

Até o fim do inverno, quem apresentar suspeita de Covid-19 será levado ao hospital por uma ambulância do Serviço 192, que estará no hotel à disposição deste serviço. Com esta ação, a prefeitura completa a rede de cuidado com as pessoas em situação de rua, público este que foi vacinado contra a Covid-19 na semana passada, em um trabalho integrado com a Secretaria de Saúde, a equipe do Consultório de Rua e o Centro Especializado para a População em Situação de Rua.

Além disso, o Centro Pop, junto com a Secretaria de Trabalho e Renda, está providenciando a emissão de documentos pessoais deste público e, com o Cetep, deverá oferecer cursos de qualificação para a geração de renda, contribuindo para que deixe as ruas.

Centro Pop - O Centro Pop também distribui café da manhã, kit lanche e almoço a moradores de rua cadastrados. As refeições são entregues de segunda a sexta-feira e eles tomam banho, lavam as roupas e recebem o kit de higiene pessoal. A equipe também retomou as abordagens de rua uma vez por semana em vários pontos da cidade. Os profissionais conversam com essas pessoas que vivem nas ruas e, quando necessário, as que querem, são encaminhadas para os cuidados na rede pública municipal.


Fotos Relacionadas