HPM conta com novo sistema de geração de ar comprimido medicinal

29/09/2011 15:53:03 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Ana Chaffin

Equipamento além de mais potente, traz benefícios para a saúde dos pacientes

Seguindo os padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o Hospital Público de Macaé (HPM) já conta com novo sistema de geração de ar comprimido medicinal.

Segundo o diretor superintendente do HPM, Felipe Barreto, o hospital é o primeiro da região a contar com este tipo de equipamento. “Este novo equipamento além de mais potente, traz benefícios para a saúde dos pacientes e preserva os demais equipamentos acoplados”, disse, lembrando que a aquisição do aparelho foi custeada com recursos da prefeitura.

Ele acrescenta que a central geradora de ar medicinal é composta por sistema duplex integrado automatizado, que possui tratamento do ar comprimido e filtro esterilizante bacteriológico para retirada de micro organismo. O equipamento também é isento de água e óleo o que torna o ar utilizado pelos respiradores e aspiradores mais limpo.

O diretor técnico do HPM, o médico Luiz Carlos Bueno Filho falou de alguns dos benefícios da instalação da central de ar medicinal é a redução no tempo de internação e complicações em pacientes internados, principalmente em unidade de tratamento intensivo (UTI) e que necessitam de ventilação mecânica.

Um exemplo citado pelo médico é de que os equipamentos antigos produziam um ar úmido, o que colaborava no surgimento de pneumonias nos pacientes que necessitavam de ventilação mecânica. “Um ar limpo fica livre do surgimento de bactérias que ocasionam algumas doenças”, falou.

De acordo com o secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, melhorias estão sendo realizadas em vários setores da saúde, não só com aquisição de equipamentos, mas com a implementação de novos serviços, aquisição de novos espaços para atender a demanda e inauguração de novas unidades de saúde.

— O nosso objetivo é sempre oferecer um atendimento de qualidade aos usuários e proporcionar aos servidores um ambiente acolhedor onde possam executar suas funções da melhor forma possível — disse.

Conquistas – Felipe acrescenta que em breve haverá outras novidades como novo alojamento para descanso dos servidores. O alojamento será instalado em contêineres apropriados com ar condicionado e toda estrutura. Serão três contêineres: um adaptado para banheiros masculino e feminino, e os demais como dormitórios com 14 camas cada.


Fotos Relacionadas