HPM registra queda no atendimento de pacientes com sintomas de gripe

17/08/2009 14:33:11 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Arquivo Secom

Medidas de prevenção continuam

Depois de registrar uma média de 60 atendimentos por dia de pessoas com sintomas de gripe, o Centro de Triagem para Gripe, montado anexo ao Hospital Público Municipal de Macaé (HPM), atendeu neste final de semana apenas 18 pacientes. O setor foi criado em abril pela secretaria de Saúde com objetivo de evitar a transmissão da gripe A (H1N1) para os outros pacientes.

Segundo o coordenador de Enfermagem do HPM, Ivanildo Drumond, a informação, a capacitação dos profissionais de outras unidades de saúde e a descentralização do atendimento são alguns dos fatores que contribuíram para a redução na procura pelo hospital.

Na última sexta-feira (14), a secretaria de Saúde promoveu um curso voltado para os obstetras do município. A meta é capacitar os profissionais de modo que todos estejam preparados para um diagnostico rápido da nova gripe em gestantes, evitando assim complicações que podem levar à morte.

Com relação aos cuidados com as gestantes, consideradas como um dos principais grupos de risco, o prefeito Riverton Mussi assinou o decreto número 156/ 2009 que dispõe sobre a liberação de servidoras grávidas do trabalho. As gestantes das unidades de saúde foram dispensadas de suas atividades e as que atuam no atendimento ao público das demais secretarias deverão ser remanejadas para outras funções.

Outra medida adotada pela direção do hospital para evitar a transmissão da doença, foi a redução do número de visitantes e o tempo do horário de visita aos pacientes.

Já com relação às crianças, as férias escolares foram prorrogadas por mais duas semanas. Na sexta-feira (14) durante a reunião da Comissão de Monitoramento da Gripe A, ficou decido que as aulas na rede municipal de ensina retornariam nesta segunda (17) de forma gradativa. A medida foi tomada em conjunto pelo secretário de Saúde, Eduardo Cardoso e a secretária de Educação, Marilena Garcia.

De acordo com os últimos dados da equipe técnica do HPM, estão internadas seis pessoas com suspeitas de gripe A, sendo uma gestante, duas mulheres, um homem e duas crianças. Uma das crianças, um menino de dois anos com problemas cardíacos, está na UTI com quadro de insuficiência respiratória. O menino respira com auxílio de aparelhos.