I Festival Macaé de Cultura começa nesta quinta-feira

04/11/2009 14:43:09 - Jornalista: Eloísa Seady

Foto: Divulgação

Jorge Aragão promete balançar a platéia, com um animado e empolgante show

Em comemoração ao Dia da Cultura, comemorando oficialmente nesta quinta-feira (5), a Fundação Macaé de Cultura terá uma ampla programação na Praia de Imbetiba. O I Festival Macaé de Cultura começa nesta quinta-feira (5) e vai até sábado (7), com programação das 16h às 22h. Na programação, shows com Almir Guineto, Jorge Aragão, Zé Ramalho e Batukada Brasil.

Além da programação cultural, o evento contará com barracas de comidas típicas de vários países e regiões do Brasil, além do artesanato local, que vem ganhando espaço regionalmente pela qualidade dos produtos.

- Quando pensamos em comemorar o Dia da Cultura, queríamos mostrar algumas vertentes culturais que temos na Fundação, como a Escola de Música e o Art Luz, que têm dança, teatro, capoeira e artesanato. Com relação aos shows iniciamos com o samba, considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras, atualmente um símbolo de identidade nacional, frisa a presidente da Secretaria de Cultura e Fundação Macaé de Cultura, Sheila Polly.

A abertura do festival será nesta quinta, às 16h, com a Corporação Musical da Escola Estadual Municipalizada Oscar Cordeiro. Em seguida, a Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), fará uma apresentação com alunos e professores da escola. Outro programa pertencente à Fundação, o Art Luz, estará presente com a capoeira, comandada pelo Mestre Tim, do Abadá Capoeira.

Nada melhor para marcar este dia, que o samba, a mais popular das vertentes culturais brasileira. E para representá-los, os cantores e compositores de MPB, Almir Guineto e Jorge Aragão, que prometem balançar a platéia, com um animado e empolgante show.

No dia seguinte, sexta-feira (6), a partir das 16h, a música começa a rolar. Em seguida, o Art Luz entra no palco com apresentações de grafite e dança de rua. Às 19h o Grupo de Choro da Lyra dos Conspiradores, entra em cena para dar um show de instrumentação. O artista convidado da noite é o reconhecido, Zé Ramalho, com um repertório no melhor estilo “Novos Baianos”.

No sábado, o festival tem início às 12h com uma agenda repleta de muitas novidades. Para a criançada, o Art Luz preparou recreação infantil. A Emart abre o palco com várias interpretações musicais e o grupo Abadá Capoeira entra no circuito e faz uma grande roda, com alunos e professores.

Às 20h, a tradicional Sociedade Musical Nova Aurora se apresenta no melhor estilo de banda. A Cia Art Luz de Dança e Teatro sobe ao palco e mostra um pouco dos jovens talentos macaenses. E a noite acaba ao som de Batukada Brasil.