I Simpósio Municipal de Saúde Coletiva começa segunda-feira

05/09/2008 18:16:00 - Jornalista: Samanta Fernandes - estagiária

Começa nesta segunda-feira (8), às 19h, o I Simpósio Municipal de Saúde Coletiva. O evento será no Centro de Convenções, voltado para profissionais da saúde da prefeitura de Macaé. Os temas Objetivo é promover a educação continuada dos profissionais da secretaria de saúde.

Os temas das palestras e mesas redondas foram definidos pelos participantes de cada programa e coordenação da secretaria de Saúde. Este simpósio tem como tema “Educasaúde: Um encontro saudável” e busca aprimorar o conhecimento dos participantes, dentro do projeto de educação continuada.

- Este é o momento de avaliar as ações e projetos da área da saúde e pontuar o que precisa ser aprimorado. Como os temas foram definidos em conjunto com as coordenadorias e programas, as palestras favorecem uma educação continuada de qualidade – ressalta o secretario especial de Saúde, Dr. Luis da Penha, que fará a abertura do simpósio na segunda-feira.

Segundo a coordenadora da Saúde Coletiva da prefeitura, Laila Aparecida Nunes, os profissionais passaram os assuntos de interesse para melhoria dos trabalhos. “Durante o simpósio, vamos passar um livro com sugestões de temas que saciem o anseio dos profissionais, fazendo um trabalho de sensibilização em humanização, para eles darem voz ao que necessitam melhorar, e assim realizar os trabalhos em educação continuada de 2009”, explica.

Entre os palestrantes, está a assistente social e gerente do Programa de Assistência Domiciliar Terapêutica (PADT), Benízia Pessanha, que aborda o tema “As faces do envelhecimento” em sua palestra, que ocorre na terça-feira (9), às 15h30, no salão principal. Já a representante da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS), a médica Aidée Ramirez, palestra sobre a campanha de eliminação da rubéola nas Américas, que tem como objetivo eliminar a doença e também a Síndrome da Rubéola Congênita (SRC) até 2010. A médica ministra a palestra quarta-feira (10), às 15h30, também no salão principal.

Ainda na programação, o público participará de oficinas, como a de “Bio-segurança em odontologia”, ministrada pela Coordenação de Saúde Bucal na terça-feira (9), às 8h30 na sala 1; e a “Oficina do Pé”, realizada pela podóloga Jacqueline Esteves e pela fisioterapeuta Fabiana Rabello, do Centro de Referência ao Diabético (CRD), na quarta-feira (10), às 8h30 na sala 2. O simpósio conta ainda com mesas redondas sobre temas variados, “Saúde Mental do Trabalhador de Saúde”, com Maria Luiza Quaresma e Naly Almeida, do programa de Saúde Mental, às 13h30 de terça-feira, no salão principal.