II Conferência Municipal de Cultura começa nesta quarta-feira no Teatro Municipal

26/10/2009 17:20:49 - Jornalista: Eloísa Seady

A prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Macaé de Cultura, realiza esta semana a II Conferência Municipal de Cultura, no Teatro Municipal. Incentivada pelo Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura, a Conferência tem como o objetivo principal envolver a sociedade civil e governamental na elaboração de políticas públicas de cultura. O evento acontece nesta quarta e quinta-feira (28 e 29).

- O tema desta edição é Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento. Este tema deverá ser desenvolvido de modo a articular e integrar as políticas de cultura e suas diretrizes em todos os âmbitos da federação de maneira transversal, de forma a orientar as discussões em todas as etapas, frisa a presidente da Fundação Macaé de Cultura, Sheila Polly.

As proposições de estratégias e os debates terão como referência cinco eixos de discussão: Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cultura, Cidade e Cidadania; Cultura e Desenvolvimento Sustentável; Cultura e Economia Criativa; Gestão e Institucionalidade da Cultura.

O único pré-requisito para participar da Conferência é ser maior de 16 anos. Para garantir a participação, o interessado deve fazer um pré-credenciamento, que estará disponível a partir desta terça-feira (27), no site da Fundação Macaé de Cultura (www. fundacaomacaedecultura.com.br). No entanto, para confirmar a participação, será necessário o credenciamento que ocorrerá no primeiro dia do evento, no próprio Teatro.

Vale ressaltar que quem não se inscrever pelo site pode também pode participar da Conferência, realizando diretamente o credenciamento, desde que tenha vaga disponível nos eixos de discussão.

A organização da Conferência está sendo coordenada e executada por uma Comissão Organizadora, cujos membros foram nomeados pela portaria número 239/2009. A Comissão conta com a participação de membros de órgãos municipais e de instituições e entidades ligada ao setor cultural.