III Fórum Macaense Homoafetivo acontece nesta quarta-feira

23/09/2008 15:48:21 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Acontece nesta quarta-feira (24), o III Fórum Macaense Homoafetivo com o tema “Prevenção é Inclusão”. O evento promovido pela secretaria Especial de Saúde por meio da Coordenação de DST/AIDS, será realizado a partir das 19h, na Associação Médica de Macaé e tem como objetivo principal a prevenção às DST/HIV/AIDS.

O Fórum é destinado ao público LGBTTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), HSH (Homens que fazem sexo com homens) e MSM (Mulheres que fazem sexo com mulheres).

A diretora técnica do CTA, a psicóloga Júlia Abreu ressalta que este ano também será discutido o combate homofobia. “Mesmo estando vivenciando a aceitação da união civil de pessoas do mesmo sexo, ainda há muito preconceito. Uma das grandes evidências é que o Brasil é o país onde se registra o maior número de homicídios de homossexuais”, frisou.

Ela lembra que o programa tem priorizado os trabalhos de prevenção e a inclusão social. “A população da diversidade sexual, acaba estando mais vulnerável às infecções do HIV/Aids e este trabalho contínuo visa discutir a prevenção relacionando a cidadania destas pessoas no que tange a inclusão social”, destaca.

Outro assunto debatido no fórum será a dificuldade de administrar nas escolas os relacionamentos homoafetivos e a questão dos travestis. “É preciso abrir esta discussão, pois estes alunos acabam abandonando a escola por se sentirem excluídos. Temos que trabalhar por uma sociedade onde as pessoas possam circular com mais respeito e cidadania”, disse.

A primeira palestra “Diversidade Sexual e Inclusão Social” será proferida pelo psicólogo e escritor, Cláudio Picazio. Autor dos livros “Sexo Secreto” e Diferentes Desejos”, onde aborda a questão da homossexualidade nas escolas e amplia o conceito de orientação sexual como parte das relações humanas.

A segunda palestrante será da historiadora, Heliana Hemetério que falará sobre os “Desafios para um mundo melhor sem homofobia”. A historiadora trabalha com direitos humanos da diversidade sexual.

Encerrando o ciclo de palestra, o médico Edilbert Pellegrini irá falar sobre o tema central do evento que é a responsabilidade, relacionando o prazer e o sexo seguro como fator fundamental da cidadania. “Responsabilidade e sexo seguro: Prevenindo DSTs/HIV/Aids”.