Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima passa por Macaé

15/05/2009 18:07:43 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Robson Maia

Imagem emocionou os fiéis

Emoção, lágrimas e orações marcaram a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima a Macaé, que nesta sexta-feira (15) esteve na cidade. Uma carreata saiu do Hospital Público Municipal e dirigiu-se até a igreja, com o mesmo nome da santa, onde fiéis aguardavam a presença da imagem, vinda do santuário de Fátima, em Portugal. A chegada da imagem teve o apoio da prefeitura, através da Mactran.

- A imagem de Nossa Senhora de Fátima foi feita por meio de indicações da irmã Lúcia, vidente portuguesa que junto aos outros dois pastorinhos, passou ao mundo as mensagens da mãe de Jesus, proferidas em 1917, em Portugal. A cidade de Macaé está sendo abençoada, pois católicos de diversos países dos cinco continentes têm contemplado e vivido a fé em Deus, via admiração e movimentação espontânea em torno da imagem, conta o padre Alexandre.

Ele acrescenta que de várias localidades do planeta procedem relatos extraordinários resultantes da presença dessa imagem. “Multidões dirigem-se fervorosamente levando pedidos à mãe de Jesus, que os leva a seu filho. Como conseqüência, inúmeras graças acontecem para componentes de povos, com as línguas mais distintas, entretanto com a mesma crença e fé”, completa o sacerdote.

Opinião de fiéis de Macaé

Segundo a irmã religiosa Biaazia, o privilégio é muito grande, já que não são os fiéis de Macaé que vão à cidade portuguesa de Fátima, mas a própria imagem da mãe de Jesus que vêm ao encontro das comunidades brasileiras. “Não consigo expressar com palavras a emoção e a felicidade espiritual que sinto agora. Digo às pessoas que aproveitem a oportunidade para entregarem a Deus, através de orações do terço e da fé, suas famílias, preocupações e alegrias”, aconselha.

Já o eletricitário Marcio Emerick Carneiro, 48, ressaltou que a cidade de Macaé está passando por um momento histórico, tendo em vista que toda a sua população pode desfrutar da graça de reverenciar a imagem peregrina. “Na condição de católico praticante, posso afirmar que sinto uma alegria muito forte, uma vez que é ímpar e inigualável a honra de poder tocar esta imagem de minha grande intercessora no céu”, conta ele.

Imagem de Fátima

De acordo com o fundador presidente da Associação Arquidiocesana Tarde com Maria, Berthaldo Soares, todo o movimento em torno da imagem peregrina de Fátima tem o propósito de levar às pessoas conceitos emitidos pela santa em suas aparições.

Como exemplo, ele citou a oração do Rosário, que em 1917, Maria havia dito para os três pastorinhos que seria uma fonte inesgotável de tesouros e bênçãos espirituais, além de promover benefícios celestiais na vida do devoto.

Berthaldo disse ainda que na última quarta-feira (13), a imagem passou pelos municípios fluminenses de Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo e Cordeiro. Nesta sexta-feira, foi a vez de Macaé. Posteriormente, a imagem irá para Juiz de Fora, Búzios, Saquarema e São Fidélis.

- Esta imagem foi confeccionada há décadas e já percorreu diversos países dos cinco continentes – finaliza ele.

Festa de Fátima e seus shows

Momentos de prazer interior, alegria e fé serão vivenciados pelas comunidades católicas e demais cidadãos macaenses durante os eventos da Festa de Nossa Senhora de Fátima, nesta semana. Há espaço na Rua Teixeira de Gouveia 1312, onde fica o templo, para que cerca de três mil pessoas vibrem com os shows.

Na sexta-feira (15), o inspirado cantor católico Eugênio Jorge comanda a animação do público presente, a partir das 21h30. Já no sábado (16), é a vez da apresentação da banda Rezza (Pop-Rock), no mesmo horário, que promete animar e estimular jovens a mergulharem numa experiência divina. Enquanto, na noite de domingo (17), letras e som de rock da banda paranaense, da cidade de Curitiba, Nomine, também vão envolver os presentes num clima e num ambiente diferentes e inusitados.

Nestes três dias (15, 16 e 17), haverá venda de sorteios para quem deseja ser premiado com um carro (Gol) 0 Km. O ganhador será conhecido no último dia (domingo,17, após a celebração da noite). Barraquinhas com comidas típicas também compõem o cenário deste evento promovido anualmente.

Segundo o pároco Alexandre Guidio, tudo que for arrecadado e obtido pela festa será canalizado e investido para que Macaé passe a contar com uma estação de rádio FM 100% católica. “Pretendemos emitir mensagens e conteúdos cristãos para os mais diversos ouvintes, de forma que muitos possam experimentar a verdadeira felicidade, que só o Senhor pode dar”, justifica ele.