Imbetiba: resgatando o carnaval de rua em Macaé

01/03/2011 10:28:12 - Jornalista: Sonia Braga

Foto: Aequivo - Robson Maia

Baile começa no sábado e acontece todos os dias de folia, com concursos de fantasias, muito confete e serpentina

O carnaval tradicional, com confete, serpentina e spray de espuma, muitas fantasias, acontece todos os anos, na Imbetiba. Durante quatro dias, famílias brincam ao som de uma tradicional banda de música e marchinhas de sucesso dos carnavais de outrora, levando a multidão repetir os refrões das músicas carnavalescas que foram sucessos dos antigos carnavais. O resgate do carnaval na Imbetiba é considerado um marco na história da festa de rua em Macaé.

O evento é uma realização da prefeitura, através da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur) em parceria com a Coordenadoria Especial da Terceira Idade de Macaé e tem início no sábado (5) a partir das 19h30m.

O baile vai ser realizado em todos os dias de folia, até terça-feira, na Avenida Elias Agostinho, próximo ao Hotel Colonial, sempre a partir das 19h30. A estrutura do local, além do palanque, conta com banheiros químicos, ambulância e apoio da Guarda Municipal. Este ano estão sendo esperadas cerca de três mil pessoas nos quatro dias, inclusive componentes de grupos da Melhor Idade de municípios vizinhos.

Considerado um bairro nobre na cidade, a Imbetiba é conhecida por sua praia e por ser um ponto de referência entre os jovens até os anos 90. Principal local de encontro, sempre foi palco de batalhas de confete e da abertura oficial do carnaval macaense. Em vista disso, o Baile da Melhor Idade, intitulado Recordar é Viver, é recordista de público, formado principalmente famílias que durante os dias da folia de Momo, prestigiam o bairro. O festejo será animado pela banda Prata da Casa, prestigiando os músicos macaenses. Além da distribuição de confetes e serpentinas, o evento conta com concursos de fantasias.

O concurso é aberto ao público e o resultado divulgado na hora. São julgados os quesitos originalidade, luxo e criatividade, inclusive concurso infantil - julgado por uma comissão. Todos ganharão troféus. Também irão concorrer os foliões de ambos os sexos, mais animados.