IMMT poderá abrigar primeira unidade de pesquisa biomédica da UFRJ em Macaé

01/07/2009 16:37:08 - Jornalista: Grazielle de Marco

O Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT), da prefeitura de Macaé, poderá ser mais um incentivador à pesquisa universitária em Macaé. Durante reunião realizada nesta terça-feira (30), com representantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Fundação Educacional de Macaé (Funemac), e Secretaria de Ciência e Tecnologia, o presidente do instituto, Henrique Carvalho, mostrou interesse em disponibilizar os laboratórios da instituição para o desenvolvimento de pesquisas por professores da universidade.

De acordo com Henrique, a parceria poderá ser importante para a obtenção de auxílios financeiros das instituições de pesquisa, entre outras ações. “Firmando esta parceria, também iremos realizar intercâmbio de funcionários, o que irá nos auxiliar a atingir a excelência que buscamos”, comentou.
Já o vice-presidente da Funemac, Joelson Tavares, lembrou que a pesquisa pode ser uma alternativa viável ao período pós-petróleo.

- Estamos investindo no futuro do município. Devemos lembrar que a descoberta de novos medicamentos e novos procedimentos pode ajudar o município não apenas com os recursos das financiadoras como CNPQ, FAPERJ, BNDES, mas também de registro de patentes. Além disso, o IMMT, através desta parceria com a UFRJ, poderá descobrir novos procedimentos que poderão ser oferecidos às empresas da região, ajudando-as a atingir a eficiência que buscam, completou o secretário de Ciência e Tecnologia, Guto Garcia.

O professor do Instituto de Bioquímica médica da UFRJ, Moisés Clemente Marinho Cavalcante, ressaltou que esta será a primeira unidade de pesquisa biomédica da UFRJ em Macaé. “A perspectiva da universidade hoje não é de centralizar, e embora saibamos que o Complexo Universitário ficará pronto em breve, achamos essa parceria com o IMMT importante”.

Os professores deverão, nas próximas semanas, montar um projeto de parceria que será apresentado para a comissão de interiorização da UFRJ. Após a sua aprovação, será realizada a formalização do convênio. “Nossa intenção é institucionalizar esta parceria, para que seja feita da forma mais transparente possível”, completou o presidente do IMMT.

A próxima reunião da comissão deverá ser realizada dia 24 de julho, quando estará em Macaé o reitor da universidades, professor Aluízio Teixeira.