Implantação do Sistema de Bilhetagem Eletrônica é adiada

07/12/2007 18:05:33 - Jornalista: Equipe Secom

Devido ao não envio dos cartões pela empresa contratada pela Viação Líder e Rápido Macaense, o Sistema de Bilhetagem Eletrônica de Macaé, que entraria em vigor neste sábado (08), foi adiado até que chegue o material. Segundo o presidente da Macaé Trânsito e Transporte (Mactran), coronel Lúcio Aracati, a nova data para o início de funcionamento do sistema será anunciada em breve.

- A prefeitura estava com toda infra-estrutura pronta para dar início ao Sistema de Bilhetagem Eletrônica, porém, a não chegada dos cartões, nos obrigou a adiar a implantação da operação – explica Aracati.

A implantação da bilhetagem eletrônica tem como objetivo dar mais agilidade ao sistema de transporte do município, encurtando o tempo de permanência dos usuários nos terminais e facilitando o embarque nos pontos de ônibus. Com o cartão da bilhetagem eletrônica, o passageiro não precisa entrar nos terminais. Estudantes, idosos e portadores de necessidades especiais terão seu próprio cartão, fornecido pela prefeitura. Todo o pessoal envolvido na bilhetagem eletrônica passou por treinamento.

A implantação, operação e manutenção do sistema é de responsabilidade das empresas, que elaboraram o projeto executivo junto a Mactran. As empresas também são responsáveis pela emissão do Cartão Passagem e do Cartão Vale Transporte. O cartão eletrônico é do padrão ISO/IEC 14.443, dotado de processador e memória.

Além de softwares, hardwares e programas aplicativos, o sistema inclui ainda o Validador, que faz a leitura dos cartões, o Crédito Eletrônico, valor inserido nos cartões, além do Passe Social, personalizado para os passageiros com direito a gratuidade, e do Cartão do Estudante,que aos poucos vai substituir o passe escolar. O Passe Social e o Cartão do Estudante serão fornecidos pela Mactran. O usuário não terá mais a obrigação de entrar no terminal para garantir o pagamento de uma passagem.