Inaugurado o núcleo de estudos em políticas públicas

07/08/2009 15:58:08 - Jornalista: Douglas Fernandes

Foto: Robson Maia

Inaguração aconteceu durante Conferência Intermunicipal

A ministra de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire, o prefeito Riverton Mussi e a secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, lançaram o Núcleo de Estudos em Políticas Públicas Perspectiva de Gênero: Formação e Capacitação, durante a programação do aniversário da Lei Maria da Penha. O lançamento aconteceu na Cidade Universitária durante a 1ª Conferência Intermunicipal de Educação. A proposta do Núcleo é debater periodicamente mecanismos de inclusão e garantia dos direitos diante das diferenças.

A ministra Nilcéa parabenizou a iniciativa de Macaé em implantar iniciativas do Ministério para as mulheres e por considerar fundamental criar espaços de discussões, que visam mais implantação de políticas de redução das diferenças entre homens e mulheres. De acordo Marilena Garcia, o Núcleo vai realizar ações que buscam reduzir as diferenças que ainda existem na sociedade. “A inauguração deste Núcleo é imprescindível para destacar que as mulheres em Macaé não só podem como devem lutar pelos seus direitos”, frisou.

As ações de políticas públicas para as mulheres em Macaé foram ressaltadas pelo prefeito Riverton Mussi, entre elas a criação da Subsecretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e a implantação e execução da Política Municipal de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, através da articulação de serviços que envolvem a Delegacia de Polícia, o Instituto Médico Legal (IML), a Defensoria Pública, os Serviços Municipais de Saúde e os Conselhos Municipais.

Já a coordenadora do Núcleo, a consultora e mestre em História Política, Ana Batista, disse que a criação do Núcleo de Estudos visa atender às demandas do município de Macaé, que sofreu de forma impactante um acelerado processo de desenvolvimento econômico, que gerou graves problemas sociais que aprofundaram as discriminações de gênero.

- A nova condição da mulher nas sociedades democráticas se constitui numa grande conquista e um grande desafio dos novos tempos, o respeito às diferenças é a garantia de que poderemos ser cidadãs plenas, cidadania é reconhecimento de direitos civis, sociais e políticos. Educação, formação e capacitação se constituem como instrumentos de superação dos modelos de exclusão. Valorizar as diferenças significa uma nova visão de mundo, mais feminina, humana e solidária, explicou.

A próxima ação da equipe multidisciplinar do núcleo será a realização do seminário “Os Diversos olhares sobre o gênero: Poder, Cultura e Cidadania", que está previsto para o mês de setembro, na Cidade Universitária. Na programação estão mesas-redondas, oficinas e dinâmicas com a intenção de levar as mulheres a uma ação cada vez mais participativa.

O núcleo, que funciona na Cidade Universitária, com reuniões semanais sempre às quintas feiras a partir das 14h; já é alvo de elogios das representações femininas de todas as esferas do estado do Rio de Janeiro. A prova disso é o interesse de um expressivo número de mulheres macaenses nas reuniões, em que serão organizadas diversas ações e estratégias, que buscam a construção da igualdade entre homens e mulheres.