Inscrições para o curso “Novo Acordo Ortográfico” continuam abertas

21/05/2009 10:44:02 - Jornalista: Douglas Fernandes

Continuam abertas as inscrições para o curso que aborda o novo acordo ortográfico da língua portuguesa. A capacitação está sendo oferecida pela Secretaria de Educação e o curso será ministrado na Cidade Universitária. As vagas são para os servidores públicos municipais. O objetivo do curso é melhorar o desempenho dos funcionários que constantemente redigem textos, ofícios ou correspondências. Os interessados em se inscrever deverão entrar em contato através dos telefones: 2796 2529 ou 27962500.

As próximas turmas estão programadas para os dias 21 e 26 de maio com aulas das 14 às 18h. O curso foi iniciado, na última quinta-feira (14), ministrado pela professora Jardene Jardel, que durante a aula traça um perfil da história da ortografia da língua portuguesa, ressaltando as regras de acentuação, flexão sons, entre outros pontos. Ao fim do curso são expedidos certificados.

A capacitação foi uma sugestão dos próprios servidores municipais satisfeitos com o resultado obtido pelo curso de Redação Oficial, elaborado também pela Secretaria de Educação, no mês de abril. “O novo acordo ortográfico foi mencionado nas aulas do Curso de Redação e diante das solicitações, decidimos atender às necessidades desse grupo”, disse a secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia.

Os servidores que já participaram do curso de Redação aprovaram a iniciativa de capacitação do servidor, promovida pela Prefeitura com a Secretaria de Educação. Patrícia Garbelini trabalha na área jurídica do setor e afirmou que o curso é essencial para todas as áreas. “Do professor ao profissional de Direito, todos devem se qualificar. Quando o funcionário é capacitado seu rendimento é cada vez melhor”, disse.

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa entrou em vigor no início de 2009, altera a acentuação de algumas palavras, extingue o uso do trema e sistematiza a utilização do hífen, entre outras mudanças significativas. No Brasil, palavras como "heróico", "idéia" e "feiúra", por exemplo, deixarão de ser acentuadas. Com a nova ortografia, o alfabeto passou a ter 26 letras, ao incorporar as letras "k", "w" e "y".