Inscrições para UFF vão até quinta-feira

04/11/2009 14:54:15 - Jornalista: Andréa Lisboa

Doze cursos de graduação serão oferecidos, em 2010, na Cidade Universitária, pela FeMass, UFRJ e UFF. Os interessados em concorrer a uma das 200 vagas na UFF/Macaé devem se inscrever até as 12h, desta quinta-feira (5), pelo site www.vestibular.uff.br/2010. A UFRJ, com 300 vagas, já está com inscrições encerradas e a Faculdade Pública do Município Professor Miguel Ângelo da Silva Santos-FeMass divulgará em breve seu novo edital.

No site da UFF, além das inscrições, será possível solicitar alteração do local de prova para viabilizar a realização de outros vestibulares. Candidatos inscritos ou não no Enem podem se inscrever pela internet.

A UFF, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, oferece mais 200 vagas em Macaé: Administração, 50 vagas à noite; Ciências Contábeis, 50 vagas à noite, e Direito, 50 vagas de manhã e 50 à noite. A primeira etapa do concurso foi prorrogada para o dia 29 de novembro, e mantidas as datas da segunda etapa, 20 de dezembro. Todos os candidatos devem ficar atentos às mudanças em relação ao horário de provas nas duas etapas do concurso: o início será às 8h e o término às 12h.

Os candidatos que realizaram a inscrição no período anterior e ela foi confirmada não precisam fazer uma nova, porém devem ler com atenção o edital do concurso no site. Os candidatos que se inscreveram no período anterior, mas que não pagaram a taxa de inscrição deverão imprimir a nova GRU e efetuar o pagamento até 5 de novembro. A taxa de inscrição é de R$ 97.

A UFF dará um bônus de 10% na nota final dos candidatos provenientes de escola pública, que passarem para a segunda etapa do concurso. Aqueles que alcançarem 50% de acertos ou mais nas 180 questões discursivas do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão bônus de 5% acrescido no resultado final da prova. Assim, o bônus desse segmento pode passar para 15% na nota final. Os candidatos provenientes de escola particular, inscritos no Enem e que alcançarem 70% de acertos ou mais, também terão direito ao bônus de 5% na nota final.

Enem

Depois do cancelamento por fraude pelo Ministério da Educação (MEC), no dia 1º de outubro, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que integrava a seleção de importantes vestibulares no país, houve mudança no processo ou nas datas das seleções para a FeMass, UFRJ e UFF. O Enem foi adiado para os dias 5 e 6 de dezembro. Essas provas objetivas integram a primeira etapa de seleção para a UFF (opcional) e UFRJ (obrigatória). A FeMass aplicará provas objetivas eliminatórias independentes. Os alunos que vão fazer as provas do Enem devem ficar atentos, porque pode haver alteração dos locais, mas todos os inscritos receberão cartão de confirmação.

FeMass

A FeMass, que não utilizará mais o Enem como etapa eliminatória, pretende divulgar ainda esta semana seu novo edital com o número de vagas para os cursos de graduação em Administração, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação e com as datas das provas. Mas já está definido que a instituição de ensino superior público do município de Macaé, a partir do próximo ano, reservará 40% das vagas para alunos procedentes de escolas públicas e também que as aulas serão à tarde. Além disso, a faculdade publicará edital de isenção da taxa de inscrição, R$ 80. A primeira fase de seleção será uma prova objetiva aos moldes do Enem. A segunda, uma prova discursiva de matemática e redação. O ano letivo terá início em 8 de fevereiro.

UFRJ

A UFRJ encerrou em 23 de outubro as inscrições para o concurso de acesso aos cursos de graduação. A Cidade Universitária de Macaé prepara-se para receber no próximo ano 300 novos alunos dessa instituição. A UFRJ oferece: 40 vagas para Enfermagem e obstetrícia; 50 para Farmácia; 60 para Licenciatura em Ciências Biológicas; 60 para Medicina; 40 para Nutrição; e 50 para Licenciatura em Química, divididas entre os dois semestres de 2010.

A Secretaria de Educação está se preparando para o aumento de 75% de alunos da UFRJ no próximo ano. Estão sendo construídos laboratórios de Química, Medicina, Nutrição, Enfermagem e Farmácia, além de salas para professores para atender a nova demanda.

A fase do Enem será eliminatória no processo de seleção da UFRJ. Para a segunda etapa, foram mantidas as datas 9 e 10 de janeiro das provas discursivas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Redação e três exames de disciplinas específicas para o curso pretendido. Só serão corrigidas as provas discursivas de um número de candidatos igual a quatro vezes o número de vagas oferecidas por cada curso.