Instituições doam resíduos tecnológicos na praça

05/05/2010 16:31:20 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Lacosta

Instituições doaram mais de 500 quilos de sucatas de informática

Duas instituições doaram nesta quarta-feira (5), mais de 500 quilos de sucatas de informática para a campanha institucional de coleta de resíduos que a Prefeitura de Macaé está realizando, por meio da secretaria de Meio Ambiente (Semma), na Praça Washington Luiz. A campanha vai até às 12h da próxima sexta-feira (7).

As instituições que fizeram a doação foram a Organização Não Governamental Catalunya em Missão e da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Seictec).

Através do Fábrica de Cidadania, um projeto onde os alunos aprendem a fazer reciclagem de computadores através do curso/estágio prático de montagem e manutenção de microcomputadores, a Seictec doou cerca de 200 quilos de sucata de informática com o objetivo de descartar corretamente os resíduos.

- Além da preocupação com o descarte correto dos equipamentos, passamos aos nossos alunos a ideia da responsabilidade socioambiental. Nós recebemos doações desses equipamentos e fazemos a triagem do aproveitamento funcional. Agora com essa política pública do governo municipal, que através da Semma, coleta os resíduos ficamos esperando ansiosamente pelo período da campanha para poder trazer nosso lixo eletrônico – disse Fábio Siqueira, coordenador do Núcleo de Reciclagem da Fábrica de Cidadania.

A Catalunya em Missão fez uma grande oferta de sucatas de computadores. Foram 350 quilos de lixo eletrônico depositados no containers da Semma que se encontra afixado na Praça Washington Luiz. A coordenadora da ONG, Viviane Dias, explicou o porquê dessa doação.

- Nós direcionamos nossa reciclagem para o posto de coleta da prefeitura com o objetivo de dar um destino adequado à sucata tecnológica que estávamos armazenando. Depositamos no posto de coleta da Secretaria de Meio Ambiente mais de 300 quilos, sabendo que é mais um lixo eletrônico que não irá para o Aterro Sanitário, proporcionando bem–estar a todos que estão no meio ambiente – salientou.

A secretaria de Meio Ambiente, pretende coletar durante toda esta semana, toneladas de lixo eletrônico que causa impacto ambiental e riscos à saúde humana. Na primeira campanha foi recolhida mais de 16 toneladas de equipamentos eletrônicos inservíveis que foram encaminhados para indústrias que eliminam os resíduos e geram novos produtos.

O secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz, informou que esta segunda etapa de coleta vai até sexta-feira (7) e que a ação visa promover uma campanha educativa e de contribuição voluntária para reduzir os impactos ambientais e estabelecer uma gestão de resíduos tecnológicos.

- Estamos sempre buscando novas formas de intervenção para esse tipo de equipamento tecnológico que requer atenção especial, não apenas pelo grande volume gerado, mas também porque possuem substancias tóxicas que oferecem grandes riscos ao meio ambiente e à saúde humana – disse.

Contribuição voluntária - As pessoas que quiserem colaborar devem se apressar e levar os resíduos até a praça, no horário comercial, pois a campanha que visa cuidar da poluição provocada por resíduos tecnológicos termina às 12h da próxima sexta-feira (7). Os equipamentos de doação podem ser peças de computadores (monitores, impressoras), DVDs, telefones celulares, TVs, eletrodomésticos, brinquedos, pilhas e baterias, entre outros.

Audio

Entrevistado: Maxuel Vaz Secretário de Meio Ambiente
Reporter: Wilton Santos