Integração de saberes e qualificação na 2ª Semana de Integração Científica

22/09/2010 08:33:24 - Jornalista: Andréa Lisboa

Os minicursos da ‘2ª Semana de Integração Científica’ (Sic), com programação até sexta-feira (24), estão reforçando a conexão entre os estudantes das seis graduações oferecidas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Cidade Universitária. Na terça-feira (21), especialmente estudantes de Enfermagem e de Medicina, além de profissionais dos Postos de Saúde da Família (PSFs) participaram do curso “Feridas e Curativos: Avaliação e Tratamentos”, ministrado pela enfermeira do Instituto Nacional de Câncer (Inca), Raquel Ramos.

Os participantes do minicurso gratuito, um dos quinze da programação do evento, tiveram acesso as mais atuais técnicas de curativos e tiraram dúvidas sobre a anatomia e a fisiologia da pele e avaliação e classificação das feridas.

- A Universidade Federal do Rio de Janeiro é um diferencial para o município, atuando na produção de conhecimentos de ponta, qualificando e atualizando nossos profissionais e formando nossos jovens aqui mesmo em Macaé, por meio de investimentos do governo federal. É uma grande conquista de Macaé e fruto da parceria entre município e governo federal, disse a prefeita em exercício, Marilena Garcia.

A enfermeira também do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Uerj), Raquel Ramos, comentou a proposta da ‘2ª Semana de Integração Científica’. “É muito interessante, porque dá possibilidade de acesso ao aluno, desde o início de sua formação, às técnicas mais modernas, o que desenvolverá nele um olhar crítico, não apenas sobre os aspectos físicos das feridas, mas também os sociais, econômicos e psicológicos envolvidos na produção e em seu processo de cicatrização”. Raquel completou: “Além disso, o curso dá oportunidades a profissionais de Postos de Saúde da Família (PSFs) de se qualificarem”.

A aluna Queline Evangelista, do 1º período de Medicina da UFRJ, disse que decidiu se inscrever no minicurso pelo caráter interdisciplinar de sua formação na Cidade Universitária de Macaé. “Atuamos em equipe: médicos, enfermeiros, nutricionistas. Essa integração é muito importante e se faz necessário conhecer o trabalho do outro para que se possa contribuir com ele. O minicurso está sendo bastante proveitoso”, considerou a aluna, avaliando que sua formação será diferenciada no mercado de trabalho, devido à proposta interdisciplinar das graduações em Macaé.

A estudante de Enfermagem da UFRJ e técnica de Enfermagem, Sabrina Souza, já fez estágio voluntário no Corpo de Bombeiros, no Rio de Janeiro, e no Hospital Pedro Ernesto. Ela ficou interessada pelo minicurso para se atualizar. “Muito interessante o curso. Estou tendo algumas informações novas”, disse.

As inscrições para as diversas atividades da ‘2ª Semana de Integração Científica’ podem ser feitas até o dia de início de cada uma delas, na Cidade Universitária ou no Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental (Nupem), caso haja vaga. O evento reúne o ‘2º Encontro de Integração Científica’ e o ‘4º Fórum Científico da Bacia de Campos’, apresentando ainda a ‘2ª Jornada de Pesquisa-Extensão da UFRJ/Macaé’, com apresentação de trabalhos.

A ‘2ª Semana de Integração Científica’ é uma iniciativa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) de Macaé, com o apoio da Pró-reitoria de Extensão da UFRJ e da Prefeitura, por meio da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), com patrocínio do Banco do Brasil.

As inscrições para as atividades na Cidade Universitária podem ser feitas pelo telefone 2796-2564, ou na secretaria de Extensão da UFRJ, no segundo andar do prédio da Funemac, nesse pólo. As que acontecem no Nupem são realizadas no térreo da Cidade Universitária, mediante ao pagamento de taxa de R$ 10,00, ou no Nupem. Ambas das 9h às 17h. Mais informações podem ser obtidas também pelo número (22) 2762-9613.