Intercâmbio entre Macaé e Universidade de Chester gera expectativas de parcerias

16/06/2009 13:45:01 - Jornalista: Joice Trindade

O município de Macaé foi alvo da atenção de seis jovens europeus que estão participando de um intercâmbio na América do Sul. Cinco ingleses e um irlandês conheceram os pontos turísticos e econômicos de Macaé como Sana, Glicério, Parque Municipal do Atalaia, praia dos Cavaleiros e visitaram a Petrobras.

Os estudantes da Universidade de Chester, na Inglaterra, estão realizando na América do Sul um trabalho social e voluntário para identificar a cultura dos países. A visita dos universitários a Macaé contou com o apoio total da Prefeitura de Macaé, que cedeu transporte gratuito para que os jovens conhecessem melhor o município.

De acordo com o tutor da Universidade de Chester no Brasil, William Santiago, a ajuda da Secretaria de Educação foi essencial. “Fico agradecido à secretária e vice-prefeita, Marilena Garcia. Já estamos pensando em incluir Macaé na rota de outros intercâmbios. Além disso, também temos a meta de incluir os estudantes da Cidade Universitária de Macaé em intercâmbios para Chester, que fica 100 quilômetros de Londres e da Nova Zelândia”, ressaltou.

Os jovens estudantes de cursos como Geografia, Teatro e Educação Física também estiveram em Teresópolis e estão seguindo para Foz do Iguaçu e, posteriormente, Buenos Aires. “Eles ficaram impressionados com a estrutura de Macaé. Isso destaca que a cidade está se desenvolvendo”, disse o tutor William Santiago, que também é professor de Línguas.

Marilena Garcia ressaltou que o município irá receber, este ano, os alunos da Escola Latino Americana de Medicina de Cuba, e que esses intercâmbios contribuem para a implantação de políticas públicas na Educação.