Intervenções começam na orla da Imbetiba

13/10/2011 16:04:56 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Kaná Manhães

Projeto de revitalização está incluído no Programa Planejando Macaé

O projeto de revitalização da orla da Imbetiba, incluído dentro do pacote de metas do Programa Planejando Macaé, já foi iniciado com a montagem do canteiro para o início das obras. As obras incluem o rebaixamento da muralha, revitalização da praça com duas pérgulas para garantir sombreamento no parquinho e na área das mesas, instalação de novos brinquedos na área do playground infantil e de uma passarela que vai ligar um píer ao outro, entre outras intervenções.

A Prefeitura de Macaé já deu entrada no projeto junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), e aguarda a liberação para o início do projeto executivo pela Secretaria Municipal de Obras.

A delimitação do canteiro de obras, onde será implantada a área administrativa e o refeitório, já foi iniciada pela Delta construtora, que está utilizando o espaço do antigo bar Mocambo. De acordo com o engenheiro da Delta, Luis Felipe Canabarro, a obra efetiva será iniciada após a aprovação do projeto executivo.

O projeto de revitalização da orla da Imbetiba está incluído no Programa Planejando Macaé, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Governo, em parceria com o escritório do urbanista Jaime Lerner.

- O Programa Planejando Macaé aponta soluções para o crescimento desordenado das últimas décadas e prepara a cidade para o futuro com intervenções urbanas a curto (dois anos), médio (10) e a longo prazo (20). O programa tem como base a realidade econômica e social oriunda da evolução histórica do município, a partir de um diagnóstico completo da cidade – explica o secretário de Governo e coordenador do Planejando Macaé, André Braga.

Braga explica que questões como mobilidade urbana, ocupação do solo, drenagem e saneamento, que impactam diretamente o dia a dia da população, foram os pontos de partida para a elaboração do Planejando Macaé. A partir desse grande levantamento sobre a cidade, a equipe também projeta intervenções que levam em conta o crescimento da cidade previsto com a exploração do pré-sal.

- Sentimos falta de um ponto de referência na cidade, pois, atualmente, quando se fala em Macaé, se vê uma plataforma de petróleo que nem está em terra e, sim, no mar. Por isso, pensamos, dentro do Planejando Macaé, num projeto que também resgatasse a identidade de Macaé e devolvesse à população macaense a Imbetiba revitalizada. O projeto atende esse resgate histórico e também se completa com a reforma do Mercado de Peixes para Mercado Municipal e com a Plataforma Cultural, que será um espaço de cultura e lazer, na Imbetiba – completa o secretário de Governo.

No projeto da orla da Imbetiba, o município investe R$ 17.633.458,31 na obra que tem prazo de finalização de oito meses. A urbanização da orla da Imbetiba tem como objetivo resgatar a importância histórica do bairro, melhorando a qualidade de vida de quem mora no bairro, com o rebaixamento da muralha que vai ampliar a visão do mar e do Arquipélago de Santana; a praça será revitalizada com duas pérgulas para garantir sombreamento no parquinho e na área das mesas. Serão instalados novos brinquedos na área do playground infantil, bancos e um banheiro público; uma passarela vai ligar um píer ao outro, onde será instalado um mirante, iluminação; uma faixa de restinga será restaurada e reflorestada, com pelo menos oito metros de largura a partir da ciclovia, entre outras intervenções.




Fotos Relacionadas