Inverno ou Verão: Sana é o destino certo

12/06/2015 15:11:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Divulgação

Sana é um dos destinos de turismo mais procurados do Estado do Rio

Macaé se prepara para, especialmente em tempos de desaceleração da economia do país, que atinge em cheio as cidades da Bacia de Campos, dar ao turismo o destaque que merece no município. Partindo da qualificação profissional, já neste semestre, formará sua primeira turma de Condutores de Ecotrilhas do Sana.

O Arraial, na Região Serrana de Macaé, foi indicado pela Veja Rio como o quarto melhor destino para se curtir os feriados de 2015 do Estado do Rio. Nesta semana, aconteceu a última aula prática da disciplina de Técnica de Condução de Grupo. Pela primeira vez os alunos fizeram a caminhada noturna ao Pico do Peito do Pombo, com 1.400 metros de altitude, que, de longe, parece a silhueta de um pombo pousado sobre uma rocha. De lá, além da paisagem fascinante até o mar, em direção ao município Casimiro de Abreu, eles assistiram ao nascer do sol.

- Saímos às 24h do Arraial e subimos em caminhada moderada. O percurso total pelo circuito das águas tem aproximadamente quatro horas e meia. O céu estava límpido. Totalmente estrelado. A lua, na minguante, apareceu às 3h, clareando parcialmente o caminho. Chegamos ao pico a cerca de dez minutos antes do sol nascer. A cena é sempre um deslumbramento, diz o turismólogo da prefeitura, Erick Coelho.

O curso de ‘Condutores de Trilhas no Sana’ foi ministrado pelo Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), em colaboração com a equipe de turismólogos da prefeitura e apoio da Pousada e Bistrô Puro e Simples. O curso teve início em outubro de 2014 e a previsão é que nove guias se formem na primeira turma, neste semestre. No currículo estão incluídos: habilitação para salvamento, primeiros socorros, história e geografia do Sana, fundamentos de turismo, técnicas de condução de grupo e sobrevivência na mata. A aula prática dessa disciplina encerrará o curso nas próximas semanas.

O guia turístico Márcio Cerqueira será um dos habilitados pela prefeitura para trabalhar com identificação e credenciamento, após a conclusão do curso.

"As orientações técnicas amortizam as dificuldades do percurso íngreme e o visual recompensador nos reanima. O Sana é um dos destinos ecoturísticos mais completos, porque concilia diversas cachoeiras com um incrível mirante. Quanto ao curso, ele contém o necessário à formação básica de um condutor de ecotrilhas e se diferencia da maioria por oferecer aulas práticas. Nelas conhecemos não só o lado bom, mas também os pontos ruins do percurso e aprendemos a evitar erros, oferecendo mais segurança aos grupos", destaca.

Depois de habilitados, os alunos atuarão junto a agências de turismo, ONGs ou confederações. Mas eles pretendem organizar, a médio ou a longo prazos, uma associação de condutores do Sana. Partindo da feira de artesanato local, a CriaSana - que fica em frente à praça principal - ou da Base Turística da Secretaria de Ambiente, grupos de até cinco pessoas, com um condutor habilitado, ou até quinze pessoas, com dois, podem ser formados para as principais cachoeiras ou para o Pico do Peito do Pombo. É previsto um aumento do número de grupos no período do recesso escolar de julho.

Sana do Inverno - Além de investir em recursos humanos, a prefeitura investirá, neste ano, em sinalização turística para o Arraial e para as trilhas. Estudos também são realizados, voltados para a localidade, como a catalogação das espécies de pássaros. O objetivo é desenvolver uma nova modalidade de turismo, o ornitológico, de observação de aves. Entretanto, não somente a natureza move os visitantes para o Sana. O frio das madrugadas na Serra se torna um atrativo especial.

O Arraial do Sana tem uma rede de hospedagem aconchegante e variada que vai de sítios, pousadas, passa por chalés, pousadas bistrô, ‘hostel’, até campings. São doze unidades cadastradas. Os restaurantes, para todos os gostos e bolsos, são catorze. Tudo isso cercado pela Mata Atlântica. Quem preferir, vai ouvir as quedas entre o Arraial, a Barra e a Cabeceira do Sana, como a 'Fervedeira' de volume d’ água concentrado. Pode ser que escute a do Segredo, a do Silêncio, a Escondida, a Santa Rosa, a das Andorinhas, entre tantas outras. Mas quem busca animação, também não vai faltar. As noites no Arraial são animadas por forró pé de serra, reggae, samba e até música erudita interpretada, eventualmente, por orquestra sinfônica.

Boa caminhada - Os guias de turismo fornecem dicas para que as surpresas do passeio sejam apenas as boas: use calçados resistentes e confortáveis, porte sua água potável e seu lanche leve, use roupas frescas, boné, protetor solar e repelente de insetos; leve também celular (há sinal no Pico), lanterna (se possível) e sacola para recolher seus resíduos. Não é permitia a ingestão de bebidas alcoólicas e levar animais domésticos. O passeio é recomendado a pessoas com bom preparo físico e com ausência de doenças que podem se agravar com o esforço. O passeio não é indicado para crianças menores de 10 anos. Outra dica é que as saídas aconteçam no início da manhã ou no fim da tarde.


Fotos Relacionadas