IV Fórum Municipal Homoafetivo atrai grande número de participantes

09/07/2009 10:56:05 - Jornalista: Vanêssa Cunha e Chico Barbosa*

Foto: Chico Barbosa

Fórum contou com a representação de ONGs e autoridades do município

Na noite desta quarta-feira (8), foi realizado na Associação Médica de Macaé, o IV Fórum Municipal Homoafetivo, com o tema “Diversidade e Cidadania” promovido pela ONG Movimento da Diversidade Sexual (MDS) em parceria com o programa DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde. O evento teve o apoio da Defesa Civil do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Governo Federal.

O objetivo do encontro foi discutir os direitos à liberdade, ao respeito, à dignidade e a livre expressão de orientação sexual, reunindo a população em prol de um bem comum. Profissionais da educação, autoridades locais e presidentes de grupos homosexuais de outras cidades estiveram presentes no Fórum.

Segundo Mário Sérgio Santos, presidente do MDS, o intuito foi sensibilizar a população para as questões sociais. “O que esperamos é vencer esta barreira levando essas discussões para a sociedade, como a homosexualidade, preconceito, doenças sexualmente transmissíveis, discriminação, entre muitas outras questões sociais envolvidas”, afirma Mário Sérgio.

A coordenadora do Programa DST/Aids, Vera Andrade falou sobre a importância de lutar em favor da democracia e da igualdade de direitos. “O nosso objetivo é combater a homofobia e resgatar a cidadania de direito da diversidade. A ausência de leis específicas faz com que milhões de homosexuais ainda tenham os seus direitos fundamentais violados diariamente em decorrência da violência”, ressaltou a coordenadora.

A subsecretária de Educação, Marialva Gentil, representando a secretária Marilena Garcia, compareceu ao evento e destacou a seriedade dos assuntos abordados. “É extremamente grave o que ocorre hoje na sociedade. Os princípios da igualdade estão acima de qualquer preconceito ou religião, e por isso é muito importante lutar pelo respeito à diversidade”, disse a subsecretária.

Também esteve presente no Fórum, Márcio Villard, presidente do Grupo pela Vida do Rio de Janeiro. Ele falou sobre a organização, constituída por pessoas vivendo com Aids, amigos próximos, parentes e familiares. O grupo foi o primeiro do Brasil com pessoas vivendo com HIV, fundado em 1939 pelo militante Hebert Daniel.

- É muito prazeroso poder fazer parte desta iniciativa, fortalecendo o trabalho pela luta dos direitos humanos e discutir a falta de comprometimento de políticas públicas com relação a essas questões, disse Márcio.

Quem desejar obter informações, esclarecer dúvidas ou procurar atendimento especializado, pode se dirigir até o DST/Aids Macaé, que funciona na Rua Velho Campos, número 354, no Centro. Quem desejar obter informações ou procurar atendimento, pode também entrar em contato através do telefone (22) 2772-0408.

Pacto de Convivência Homoafetiva comemorado durante o Fórum

O também fórum marcou uma data especial para o casal Márcia da Conceição e Poliana Ribeiro de Almeida. Juntas há nove anos, elas assinaram o pacto de convivência homoafetiva, formalizando a união, apoiadas pelos familiares presentes.

Registrado em cartório, o pacto é o acordo informal no qual duas pessoas do mesmo sexo assumem juridicamente seu relacionamento, para garantirem a justa partilha ou herança do seu patrimônio comum. Também como ocorre em uniões e casamentos, a troca de alianças foi um dos momentos que mais emocionou o público presente.

- Estou muito feliz e, ao mesmo tempo, nervosa. Estamos dando um exemplo de que é possível ter um relacionamento sério e que a família é muito importante, para nos dar o apoio que precisamos, tanto que a minha mãe é a minha madrinha neste dia tão especial, disse Poliana.

* Estagiários