IX Conferência Municipal de Saúde acontece nesta sexta e sábado

20/05/2009 11:50:27 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A secretaria de Saúde de Macaé e o Conselho Municipal de Saúde promovem, a partir desta sexta-feira (22), a IX Conferência Municipal de Saúde. O evento, que acontece na Escola Estadual Matias Neto, abre espaço para que a população faça avaliações sobre a qualidade da saúde na cidade e possa participar das definições de prioridades.

A coordenadora geral da conferência, Ana Cristina Lavra Marques, lembra que esta também é a oportunidade que todos dispõem para exercer o controle social da política de saúde no município.

A IX Conferência Municipal de Saúde é a instância máxima de debates e deliberações sobre saúde, de acordo com a Lei Federal nº. 8142 e a resolução nº. 333 do Conselho Nacional de Saúde. A finalidade é debater a política municipal de saúde de Macaé, além de discutir e definir as diretrizes do Plano Municipal de Saúde.

O secretário de Saúde, o médico Eduardo Cardoso, acrescenta que durante os dois dias da conferência a população vai debater temas relevantes à saúde, visando uma perspectiva da produção de saúde com destaque para a atenção básica.

- A conferência é o espaço ideal para tirar decisões que nortearão as políticas públicas de saúde para a cidade, além de buscar novas formas de investir no ser humano para que tenha capacidade e oportunidade de fazer escolhas por uma vida mais sadia e de atuar no controle social com suas sugestões, críticas e experiências -, avalia o secretário.

Conferência - Com o tema "Gestor, usuários e profissionais de saúde: direitos e deveres", a conferência acontecerá nos dias 22 e 23, na Escola Estadual Matias Neto. As conferências municipais acontecem a cada dois anos com a participação dos vários segmentos sociais.

O evento deste ano abordará vários subtemas que serão discutidos em plenárias temáticas. A palestra será ministrada por José Marcos de Oliveira, diretor técnico do Conselho Nacional de Saúde.

A coordenadora geral da conferência, Ana Cristina, lembra que podem se inscrever um delegado e um suplente por instituição, que terão direito a voz e voto. Os demais podem participar como observadores. “Os participantes com direito a voto definirão os delegados que representarão o município na conferência estadual”, ressalta.

PROGRAMAÇÃO

Dia 22

18h30 – Abertura Solene
18h40 – Cerimônia das Bandeiras
19h – Leitura do Regulamento da IX Conferencia Municipal de Saúde
19h30 – Apresentação Cultural: Grupo de Dança Portadores de Alegria
20h – Palestra : Gestor, Usuário e Profissionais de Saúde: Direitos e Deveres
Dr. Jose Marcos de Oliveira – Conselho Nacional de Saúde
21h – Confraternização

Dia 23

07h30 – Inscrição e Credenciamento
08h – Café da Manhã
08h30 – Palestras
09h30 – Debates
10h15 – Apresentação Cultural- Grupo GRUTAS
10h30 – Divisão dos Grupos
11h45 – Almoço
13h – Grupos Temáticos
15h – entrega dos Relatórios dos Grupos Temáticos
15h15 – Apresentação cultural – Grupo conexão RDB
15h30 – Plenária Final
17h30 – Coquetel de Encerramento