João Castaño é o destaque do primeiro dia do Circuito Macaense de Surf

01/03/2008 18:26:20 - Jornalista: Janira Braga

O surfista João Castaño foi o grande destaque deste sábado (1º) no primeiro dia da primeira etapa do Circuito Macaense de Surf, que continua a partir das 9 horas deste domingo (2) na Praia do Pecado, promovido pela prefeitura e a Associação de Surf de Macaé (ASM), dentro do Fest Verão Esportivo. João, que é o numero um do ranking do esporte em Macaé, conseguiu duas boas ondas na bateria que participou, da categoria Open – a mais disputada - e terminou em primeiro lugar na sua bateria e em toda a Open com 12.25 pontos.

Na categoria Sênior, a evidência foi para Wagner Guine (10.50) e na Máster, o destaque foi Miguel Ângelo (11.65). Na categoria Open (sem limite de idade), os surfistas que ficaram em primeiro lugar nas baterias foram Jaime Fernandes (12.00), Thiago Martins (5.25), Vanderlei Patrocínio (10.25) e Douglas Gripp (3.50), além de Castaño, a maior pontuação. Foram cinco baterias da Open com quatro atletas cada; cada bateria teve 15 minutos. Classificaram-se os dois melhores de cada bateria, somando dez atletas para disputar as quartas-de-final, as semi-finais e grande final no domingo.

Na categoria Sênior (surfistas a partir de 28 anos), os primeiros colocados foram Jaime Fernandes (10.25), Márcio Castro (8.00), Zenobi Silva (9.75), além de Wagner Guine (10.50). Esses atletas e aqueles que ficaram em segundo lugar também estão classificados para a semi-final de domingo. Já na categoria Máster, Miguel Ângelo dropou boas ondas e conseguiu 11.65 pontos. Além dele, Hércules Zarour (10.50) liderou sua bateria e Jaime Fernandes também ficou em primeiro na sua bateria. Na Sênior e na Máster, o tempo de bateria foi de 20 minutos.

A primeira etapa do Circuito Macaense de Surf começou com sol, mas pouco depois do meio-dia começou a chover. No entanto, a fina chuva não atrapalhou os surfistas e as ondas chegaram a 1,5 metro e dois metros de altura. “Hoje (sábado) foi um dia de formação regular de ondas com muita força, o que ajuda na manobra. A expectativa é que o domingo seja de condições favoráveis para o surf”, destacou o presidente da ASM, Miguel Ângelo.

A supervisão técnica do evento foi feita pela Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (Feserj), que trouxe para Macaé toda a comissão técnica com seis juizes e dois headjudices (coordenadores técnicos responsáveis pela nota final). Já outros dois profissionais da comissão técnica, os responsáveis por “chamar a onda” são de Macaé.

Miguel Ângelo explicou que neste sábado, o circuito teve todas as eliminatórias que contam com surfistas cabeças de chave que são os principais colocados no ano passado. “Estamos abrindo o calendário da Feserj de 2008 porque este é o primeiro evento de uma associação afiliada à federação”, comentou.

Toda a estrutura do evento na Praia do Pecado foi organizada pela prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e da Fundação de Esporte de Macaé. A secretaria de Saúde disponibilizou UTI-móvel com médicos e enfermeiros.

Duas ondas fazem o líder do ranking macaense ganhar bateria

Os quinze minutos de bateria da categoria Open são avaliados pelas duas melhores ondas do surfista. João Castaño pegou duas ondas boas e adotou a tática de pegar uma onda intermediária e esperar uma onda melhor, classificada por ele como média alta.

- Esperei quase cinco minutos para pegar uma onda melhor, quando consegui 8,23 pontos – disse o número um do ranking macaense. Castaño mostrou habilidade ao dropar a onda, dar uma rasgada jogando a rabeta com força e conectando com um floter. No final, ele ainda deu uma batida jogando a rabeta no ar. Manobra perfeita para o surf.

João, que aguarda patrocínio para participar do mundial de surf, possui uma escola do esporte em Macaé, é formado em educação física, atleta da Fesporte e vai viajar para treinar no Peru. O surfista disputa as quartas de final da primeira etapa do circuito macaense neste domingo na principal categoria, a Open e pretende mostrar mais uma vez harmonia com o mar. “Vou continuar concentrado e espero vencer”, prospera o surfista.