João Castaño fatura a Open no Circuito Macaense de Surf

02/03/2008 17:59:09 - Jornalista: Janira Braga

O surfista João Castaño faturou neste domingo (2) o primeiro lugar na categoria Open da primeira etapa do Circuito Macaense de Surf e confirmou no mar o favoritismo demonstrado no sábado (1º). Com ondas de até oito pés, chegando a dois metros de altura, o mar da Praia do Pecado permitiu durante toda a competição uma perfeita integração entre homem e natureza. O evento, promovido pela prefeitura e a Associação de Surf de Macaé (ASM), faz parte do Fest Verão Esportivo.

Após atingir na semi-final da Open a melhor média do dia no somatório das duas ondas - 16.85 – Castaño disputou cada segundo da bateria final com Jaime Fernandes, que ficou em segundo lugar na Open após registrar também manobras com fluidez. Uma manobra que marcou o bom desempenho de Castaño foi pela esquerda, com uma rasgada e em seguida um cut back. Essa onda valeu 6.75 pontos e consolidou a liderança do atual número um do ranking macaense, na primeira etapa do circuito 2008.

- Fui para o tudo ou nada e fico feliz em ter mantido a concentração. O mar hoje (domingo) estava melhor do que ontem, mais alinhado – afirmou Castaño, que é atleta da Fesporte. A outra manobra que somou pontos para a vitória do surfista foi uma batida jogando a rabeta da prancha em uma onda de 1,5 metro. Castaño, que desenvolve o site www.joaocastano.com, lembrou que busca patrocínio para o mundial.

Na categoria Máster (a partir de 35 anos), Márcio Castro conquistou o primeiro lugar com 11 pontos. “O mar estava difícil, mas acreditei e deu certo. Estou feliz em ter conquistado a primeira colocação porque eu morei em Macaé, depois fui para o Sul e agora retornei para Macaé, como eu queria”, comemorou o atleta.

Já na final da categoria Sênior (surfistas a partir de 28 anos), o primeiro lugar ficou para Jovan Silva, com 11.40 pontos, que mostrou controle da onda. “Vim de Campos como atleta convidado, a condição do mar neste domingo estava difícil, com manobras mais difíceis, de serem acertadas”, opinou. As categorias Open, Máster e Sênior tiveram baterias de 20 minutos.

Baterias mirins chamam atenção do público

A nova geração também fez um espetáculo bonito de se ver na Praia do Pecado. Foram realizadas duas baterias mirins de três componentes cada. E a moçada com menos de 15 anos mostrou boa leitura da onda, garantindo que há vida longa para o surf em Macaé. O destaque ficou com Élson Nieira Silva, que atingiu 7.50 pontos e ganhou uma prancha como prêmio.

A Secretaria Executiva de Esporte e Lazer e a Fundação de Esporte de Macaé (Fesporte) da prefeitura deram todo o suporte à estrutura do evento. O presidente da Fesporte, Alex Moraes e o secretário de Esporte e Lazer, Teodomiro Bittencourt Filho, compareceram ao evento e destacaram a importância da prefeitura promover a diversificação de modalidades esportivas durante o Fest Verão Esportivo.

O subsecretário de Esporte e Lazer, Valter Bittencourt, frisou que este é o quarto ano do Fest Verão Esportivo, que apresenta vários esportes como bodyboarding, futevôlei, vôlei, natação, beach soccer, tae-kwon-do, jiu-jitsu, entre outros. “Gostaria de convidar a população para comparecer aos eventos esportivos que acontecem até o final de março”, ressaltou.

O presidente da Associação de Surf de Macaé, Miguel Ângelo, salientou a importância da presença do público que prestigiou o evento, o apoio da prefeitura e o desempenho dos atletas. “Além dos atletas que hoje competiram aqui, temos o Cristiano Silva, que está em Grussaí disputando a 2ª Etapa do Circuito Estadual de Surf Profissional”, lembrou.

A supervisão técnica do evento foi feita pela Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (Feserj), que trouxe para Macaé a comissão técnica formada por árbitros e headjudices (coordenadores técnicos responsáveis pela nota final).

A arbitragem do Circuito Macaense de Surf ficou por conta de Paulo Coutinho, Cláudio Albert, Walter Paes e Marcelo Piu (todos da Feserj), além de André Valério e Maurício Sabino, da ASM. Na locução, Gilberto Pereira (Feserj) e Leonardo (Macaé). Os headjudices foram Paulo Dolabella e Frederico Baltazar.

O headjudice Paulo Dolabella comentou que a Praia do Pecado tem grande potencial para o surf, com qualidade de onda para campeonato profissional. “A estrutura do evento está ótima e a praia tem excelente potencial para circuitos de surf”, analisou.

Confira o resultado da primeira etapa do Circuito Macaense de Surf:

Open
1º Lugar – João Castaño 12.00
2º Lugar – Jaime Fernandes 10.50
3º Lugar – Jovan Silva 5.25
4º Lugar – Bruno Agostinho 5.10

Máster
1º Lugar – Márcio Castro 11.00
2º Lugar – Jaime Fernandes 8.25
3º Lugar – Miguel Ângelo 5.45
4º Lugar – Hercules Zarour 4.50

Sênior
1º Lugar - Jovan Silva 11.40
2º Lugar – Márcio Castro 11.25
3º Lugar – Zenobi Silva 10.10
4º Lugar – Jaime Fernandes 8.50

Mirim
1º Lugar – Élson Nieira Silva 7.50
2º Lugar – Hiverton Valantim 4.25
3º Lugar – Anderson Valantim 2.80
4º Lugar – João Marcos Madeira 2.25

Confira as fotos do Circuito Macaense de Surf no banco de imagens deste site.