Jovem recebe computador dos grupos de terceira idade

02/12/2009 09:21:02 - Jornalista: Sonia Braga

A solidariedade do prefeito Riverton Mussi, da presidente dos grupos da Terceira Idade de Macaé, Margarida Mussi Ramos, juntamente com o secretário de Ciências e Tecnologia, Carlos Augusto Garcia, trouxeram, desde à tarde desta terça-feira (1º), uma nova vida para Maicon da Conceição Sales, de 19 anos. O rapaz, que teve um tumor do cérebro e se espalhou para a coluna vertebral, deixando-o numa cadeira de rodas, havia perdido praticamente, o contato com o mundo exterior, mas através da visita de dona Margarida e Guto Garcia, os horizontes abriram-se para ele novamente.

Tudo porque ele recebeu das mãos dos dois, um computador reformado na Fábrica da Cidadania, com conexão de Internet, visando tornar a vida de Maicon mais fácil, já que a partir de agora ele poderá se conectar com o mundo exterior e conversar com os amigos.

Segundo o secretário Guto Garcia, a doação só foi possível pela união de todos. “A boa vontade do prefeito Riverton, de dona Margarida e dos funcionários da Secretaria de Ciências e Tecnologia, além do pessoal da terceira idade, tornou possível a realização do sonho de Maicon. A partir de hoje, ele poderá se comunicar com quem ele quiser, através da internet. Isso para nós é gratificante, poder levar um pouco de alegria a esse jovem, que fatidicamente, está numa cadeira de rodas”, disse.

Não contendo a emoção, o jovem Maicon estava exultante em poder participar, a partir de agora, do mundo exterior. O jovem que reside no Parque Aeroporto vem passando por diversas dificuldades por não poder se locomover. Ele mora com a mãe numa casa pequena e precisa da cadeira de rodas para sua locomoção. “Estou feliz e agradecido a dona Margarida e ao secretário Guto Garcia. Tenho certeza que, a partir de hoje, minha vida vai mudar. Estava me sentindo isolado do mundo, mas com o computador e internet vou poder conversar com meus amigos e até fazer novos contatos”, falou.

Apesar de tudo que passou e tem passado, Maicon é um exemplo de amor à vida e, segundo ele, não pretende desistir nunca.

Fábrica da Cidadania

A Fábrica da Cidadania è um projeto que faz parte do programa Macaé Inteligente. Na fábrica é realizado o curso gratuito de Montagem e Manutenção de Computadores que tem duração de três meses, com aulas práticas e teóricas. Além disso, faz parte da programação do curso um ciclo de quatro palestras, visando a formação humana do estudante.

Durante as aulas práticas, os alunos montam computadores, a partir de peças recicladas de máquinas doadas por instituições públicas e privadas, que são direcionados às Lan Houses Públicas. O projeto é pautado no objetivo maior do prefeito Riverton Mussi, que é a inclusão digital.