Jovens do programa Nova Vida participam do Dia de Conscientização do Pontal

11/05/2009 13:54:44 - Jornalista: Joanna Benjamin

A secretaria de Assistência Social através do programa Nova Vida está participando nesta segunda-feira (11) no Teatro Municipal participando do evento do Dia de Conscientização do Pontal. O evento é organizado pela secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, com apoio da secretaria de Educação.

- O Dia de Conscientização do Pontal é um projeto do programa de educação ambiental Conhecer para Preservar, que tem como objetivo principal a conscientização das comunidades ribeirinhas, disse o subsecretário de Meio Ambiente, Henrique Emery, explicando que o programa é realizado em parceria com órgãos municipais, associações de moradores e sociedade civil.

Os adolescentes do programa Nova Vida participam do evento apresentando a pela “Diálogos com as árvores”, mostrando a destruição das florestas do Brasil. Ao todo, 19 jovens participaram da organização e da confecção do cenário com produtos recicláveis, e 11 atuam na peça.


- Começamos a ensaiar quatro horas por dia, uma vez por semana desde o mês de abril, explicou a coordenadora do programa, Marília Nunes Bastos, explicando que os jovens estão bem ativos nas manifestações artístico-culturais, e na conscientização própria, tornando agentes multiplicadores da preservação ambiental.

Programa Nova Vida – É um programa Municipal da Lei2.606/05 que visa a formação do jovem, incentivando a profissionalização para posterior inserção no mercado de trabalho. Atende jovens de 14 a 17 anos e 11 meses que estejam matriculados na rede regular de ensino em vulnerabilidade social.

Os jovens ficam meio expediente em secretarias municipais e órgão estaduais e federais, dando suporte necessário nos trabalhos. Quando o jovem chega ao programa, são realizadas visitas domiciliar a família e treinamento. O jovem ainda tem acompanhamento pedagógico, psicossocial e avaliação do desempenho laboral.

O objetivo do programa é promover e capacitar o jovem aprendiz, respeitando o caráter da pessoa em desenvolvimento, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) conforme diz a Lei 8069/90, e tem como metodologia o acompanhamento psicossocial e pedagógico.