Julgamento do V Concurso de Produção Textual será nesta segunda-feira

27/09/2010 09:18:03 - Jornalista: Elis regina Nuffer

Estudantes macaenses do Ensino Fundamental (4º ciclo – 8º e 9º anos), Ensino Médio, Pré-Vestibular, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Superior das redes municipal, estadual, federal e particular vão ter de passar por um teste, nesta segunda-feira (27), quando serão julgados os trabalhos dos participantes do V Concurso de Produção Textual. O evento é realizado pela prefeitura, por meio da Coordenadoria Geral do Programa Macaé Cidadão, através do Projeto Educando na Cidadania, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Em prosa ou resumo de trabalho científico que possa ser aplicado na prática e seja solução para algum problema ambiental local, causado pela ação do homem, os alunos inscritos trabalharam o tema “Vida em Sociedade – Economia Voltada para a Vida”. Os melhores textos classificados serão publicados em livro impresso ou digital e as escolas, professores e alunos participantes serão homenageados com troféus e certificados do Macaé Cidadão e da Secretaria de Educação.

As informações foram passadas pela coordenadora geral do Macaé Cidadão, Amélia Augusta Guedes. Ela ressalva que as inscrições foram encerradas no último dia 31 de agosto e o objetivo do concurso é fazer com que a sociedade, especialmente a juventude, participe interativamente das reflexões sobre temas relevantes que contribuam para o desenvolvimento do município e da cidadania e qualidade de vida.

Cada escola selecionou, através de comissão julgadora formada pela própria unidade escolar, cinco textos, ou resumo de trabalhos científicos, atentando para os grupos assim classificados: grupo 1, Ensino Fundamental – 4º ciclo (8º e 9º anos); grupo 2, Ensino Médio e Pré-Vestibular; grupo 3, EJA; e grupo 4, Ensino Superior.

De acordo com as regras do concurso, cada participante só pode concorrer com um único trabalho, na modalidade prosa; no caso de trabalho científico pode ser apresentado por até cinco alunos. Cada escola recebeu um CD contendo o regulamento, o modelo de ficha de inscrição (que pode ser copiado para o número de alunos participantes) e a ficha de identificação da escola e do responsável pelo desenvolvimento do concurso na unidade escolar.

Ainda conforme o regulamento, os textos concorrentes apresentam no mínimo 20 linhas e no máximo 30 linhas, no caso de prosa; já os resumos científicos têm até 50 linhas. Todos foram feitos no padrão de fonte Arial, tamanho 12.

Cada escola ficou responsável por escolher os cinco primeiros colocados por grupos de classificação, de sua seleção interna, e entregou o CD, com as respectivas fichas de inscrição preenchidas digitalmente e com a ficha de identificação na capa, à Coordenadoria Geral do Macaé Cidadão, dentro do prazo das inscrições, destacou Amélia.

A Comissão Julgadora do V Concurso de Produção Textual é formada por sete jurados, sendo um representante do Programa Macaé Cidadão, um da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, um da Secretaria Municipal de Educação, um da Coordenadoria Regional Norte II da Secretaria Estadual de Educação, um do Curso de Letras da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Macaé (Fafima), um representante da Subsecretaria Municipal de Comunicação Social e um da Subsecretaria Municipal da Infância e Juventude. Das 14h às 17h30, desta segunda-feira (27), os jurados vão avaliar os critérios de originalidade, criticidade, criatividade e argumentação (respeitando os respectivos níveis escolares) pertinentes ao tema do concurso.

A coordenadora do Macaé Cidadão, Amélia Guedes, lembra que os autores dos trabalhos, automaticamente, ao se inscreverem, autorizaram sua divulgação na imprensa, em eventos ou materiais produzidos pelo programa, assim como a de sua própria imagem.