Lagoa de Imboassica: canal extravasor vai ser reformado

04/03/2009 18:43:33 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Bruno Campos

Local necessita de uma obra complementar para a regularização do seu nível d’água

O canal extravasor da Lagoa de Imboassica vai ser redimensionado para melhorar o fluxo de água, ajudando a melhorar a qualidade do ecossistema. A informação foi dada nesta quarta-feira (4) pelo presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Luiz Firmino Martins Pereira, que veio conhecer de perto a atual condição do canal. O local necessita de uma obra complementar para a regularização do seu nível d’água.

Durante a vistoria, ele foi acompanhado pelo secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Maxwell Vaz, mais uma equipe do governo Riverton Mussi, formada pelos secretários George Jardim, de Serviços Urbanos, Tadeu Campos, de Obras, dos subsecretários Fernando Amorim, de Governo, Henrique Emery, de Meio Ambiente, do Gerente da Câmara Permanente de Gestão, Rômulo Campos e dos técnicos Hermeto Didonet e Guilherme Sandemberg, entre outros.

O presidente do Inea, órgão que tem a missão de proteger, conservar e recuperar o meio ambiente para promover o desenvolvimento sustentável, endossou a apoio técnico e financeiro do Instituto para o município de Macaé.

- Vamos rever todo o sistema de extravasão da Lagoa de Imboassica, que precisa de um dimensionamento adequado para rever o nível máximo e o mínimo que ela pode aceitar e, implantar o vertedouro, sistema que dispensa o remanejamento da areia através de máquinas para fechar ou abrir o canal extravasor, garantiu.

Mostrando-se preocupado com a questão ambiental local, Luiz Firmino alertou para o prejuízo ecológico que é a abertura da barra da Lagoa. “Ao se abrir a barra para o escoamento das águas, se perde o controle de estabilização, causando um desastre ecológico. Ainda bem que o ecossistema não depende dessa abertura”, disse.

Para o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Maxwell Vaz, a visita do presidente do Inea foi muito importante para Macaé. “Com a vinda dele pudemos selar compromissos como este de execução do sistema extravasor da Lagoa, que irá também envolver outras secretarias municipais. O Firmino, frente ao Inea, já vem atuando de forma competente conhecendo os locais e sempre discutindo os problemas ambientais”, frisou.

Canal extravasor – O projeto da Secretaria de Meio Ambiente consiste em regularizar o nível da água na lagoa, principalmente nas épocas de chuvas, quando ocorre o transbordamento ocupando parte da Rodovia Amaral Peixoto, pátios de empresas e alagando residências, acontecendo uma desordem no trânsito daquele logradouro. Com a inundação, a comunidade abre aleatoriamente a barra da lagoa, prejudicando significativamente o ecossistema de Imboassica.


Articulação – A visita do titular do Instituto Estadual do Ambiente ganhou força através da articulação política do secretário de Governo, André Braga, junto às bases do PMDB. Outra interrelação foi a do secretário Maxwell Vaz, que buscou o apoio para a causa da Lagoa junto à bancada do PT e à secretária de Estado de Meio Ambiente, Marilene Ramos, numa reunião que aconteceu nesta terça-feira (3) na Assembléia Legislativa do Estado, com a presença do deputado Gilberto Palmares.

O Inea é o órgão que unifica e amplia a ação de mais três vinculados à Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) - a Fundação Estadual de Engenharia e Meio Ambiente (Feema), a Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF).