Lagomar: prefeito visita obras no bairro

10/03/2011 19:41:35 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Kaná Manhães

O prefeito esteve no bairro Lagomar, onde está sendo construída a Unidade de Pronto Atendimento (UPA)

O Prefeito de Macaé, Riverton Mussi, visitou nesta quinta-feira (10) diversas obras que estão em fase de conclusão ou previstas para serem entregues em julho deste ano. Acompanhado de diversos secretários, o prefeito esteve no bairro Lagomar, onde está sendo construída a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que é fruto da parceria com o governo do estado, e onde será implantada uma nova escola com 12 salas de aula e que está localizada na Rua W5.

Além disso, Riverton anunciou que a segunda etapa das obras de urbanização do Lagomar serão iniciadas no próximo dia 4.

- A segunda fase de urbanização do Lagomar, inclui a construção de rede de águas pluviais e de esgoto, rede de abastecimento de água e pavimentação das ruas, construção da ETE do Lagomar, cujas obras já estão concluídas e em fase de teste. A UPA do bairro deverá ser inaugurada em 45 dias. Além disso, estamos visitando o local onde a prefeitura vai construir uma escola de ensino fundamental, com 12 salas, explicou o prefeito.

O secretário de Educação, Guto Garcia, informou que as salas de aula terão 35 metros quadrados. “A escola terá também uma quadra esportiva e deverá ser inaugurada em julho. Ao lado, no terreno que também é da prefeitura, o município estará implantando uma escola de educação infantil. Assim, poderemos atender ao bairro com duas escolas novas”, disse.

O Lagomar é um dos bairros que mais cresce em Macaé. Para atender essa demanda, o município precisa instalar novos equipamentos públicos.

- O governador do estado, Sérgio Cabral, é um grande parceiro nosso e a construção da UPA do Lagomar é mais um projeto, fruto desse bom relacionamento da prefeitura com o governo do estado. A UPA do Lagomar segue os moldes da UPA da Barra, sendo que em menores proporções. A novidade é que ela terá acoplada uma Clínica da Família para atender também os moradores do bairro -, completou o prefeito.

A UPA do Lagomar é do tipo 2, sendo menor do que a UPA da Barra de Macaé, já em pleno funcionamento. A área construída é de 1.000 metros quadrados e ela terá a capacidade de realizar de 200 a 300 atendimento/dia. Compõem a UPA do Lagomar, cinco consultórios, dez leitos e a unidade tem toda a estrutura para um bom atendimento ao cidadão, como sala de espera, sala de acolhimento, cozinha, banheiros e outras.

Projeto Lagomar

A primeira etapa das obras do Projeto Lagomar começou em 2006. No projeto, a prefeitura já investiu R$ 29 milhões, em mais da metade dos 54 quilômetros das ruas do bairro que foram pavimentadas e receberam redes de drenagem de águas pluviais e de esgoto. A prefeitura investe na construção da ETE e da rede de drenagem, que vai levar o esgoto recolhido no bairro até as seis elevatórias que o município está construindo e para a ETE localizada no Engenho da Praia, do outro lado da Rodovia Amaral Peixoto (RJ 106).

A segunda etapa que começará no próximo dia 4 vai prosseguir com o projeto de urbanização do bairro, com instalação das redes de drenagem de águas pluviais e de esgoto, e pavimentação das ruas.

Os secretários de Obras, Tadeu Campos, de Manutenção de Vias, Parques, Jardins e Cemitérios, Chico Machado, de Limpeza Pública, Eduardo Jardim e de Habitação, José Cabral da Silveira, o subsecretário de Obras, Neildo Manhães de Souza, e o presidente da Empresa Pública Municipal de Saneamento, Marco Túlio Abreu Aguiar, acompanharam a visita do prefeito Riverton Mussi.


Fotos Relacionadas