Lan House Itinerante fica até sexta no Visconde

27/05/2010 15:42:51 - Jornalista: Graziele de Marco

Foto: Robson Maia

População tem acesso gratuito à internet e às aulas de informática

A procura aos cursos básicos de informática, oferecidos na Lan House Itinerante, da Secretaria de ciência e Tecnologia estão superando as expectativas. Em três semanas de atendimento, nos bairros Aeroporto, Lagomar e Visconde, já passaram pelos cursos mais de 60 alunos, com idades entre 14 e 90 anos, além dos cerca de 400 acessos à internet registrados. Até sexta-feira, a Lan House Itinerante fica no bairro Visconde, na Praça do Rodo.

Entre os inscritos nos cursos, as histórias são parecidas. A maior parte é de pessoas que tem computador, mas não sabe usar a máquina e nunca fizeram curso. É o caso de Maria do Carmo Almeida, de 68 anos, moradora do Visconde. “Tenho computador em casa, mas nunca liguei. Estou gostando muito. Os professores têm muita paciência com a gente. Eu não teria tanta paciência como eles”, ressaltou.

Outro que aprova a iniciativa é Silas Paula da Silva, de 90 anos, que todos os dias chega cedo para assistir a aula de informática. “Moramos perto da praça e passando por aqui descobrimos o curso e resolvemos nos inscrever”, comentou. A funcionária da Lan House Itinerante, Valécia Reis, comenta que assim como Maria do Carmo e Silas, muitos alunos estão tendo contato com a informática pela primeira vez na Lan House Itinerante. “Temos alunos de todas as idades. Tentamos dar atenção a todos da mesma forma, mas se percebemos que alguém tem mais dificuldade, fazemos o possível para que consiga acompanhar a aula”.

Desde que chegou ao Visconde, na segunda feira, mais de cem pessoas já procuraram o espaço para acessar a internet. Para o presidente da Associação de Moradores do bairro Visconde, Márcio Machado, o envolvimento da comunidade em projetos de tecnologia da informação é uma oportunidade que pode ajudar tanto na educação de jovens, quanto na busca por empregabilidade de adultos. “Essa é mais uma parceria da prefeitura com a associação de moradores com foco na inclusão digital do bairro, o que tem apresentado bons resultados”, disse.

“Temos tido uma procura muito boa. Cerca de 400 pessoas desde que iniciamos o projeto, no Aeroporto. E só não temos mais inscritos nos cursos, porque temos limite de inscritos (10 por turma) por causa do numero de computadores e espaço”, acrescentou José Vicente Rodrigues, coordenador do Programa Macaé Inteligente, da Secretaria de Ciência e Tecnologia, do qual as Lan Houses Itinerantes fazem parte.

As aulas têm duração de duas horas, e explicam noções de Windows, Word, PowerPoint e Excell. Os certificados serão entregues no dia dois de junho, na Fábrica de Cidadania. “O objetivo dessas aulas é ensinar as pessoas que ainda não tem familiaridade com informática, esses programas o básico. Dessa forma as pessoas podem aproveitar melhor os recursos de informática disponíveis”, explicou José Vicente.

Nos horários em que não há as oficinas, a população pode acessar a internet gratuitamente. Para disponibilizar o espaço da Lan House, a Secretaria de Ciência e Tecnologia contou com a parceria da Secretaria de Educação e o apoio do comércio local, entre eles Ane Video, Lu Fashion, Pro Mascote, Bisnaga Mineira, Drogaria Adhonai, Salão Julia, Só Doca’s Bar, Padaria Genásio, Supermercado Novo Visconde e H.M. Material de Construção.

Campanha de Doação de livros

As Lan Houses Itinerantes estão sendo disponibilizadas através de parceria com a Secretaria de Educação, que está participando com a campanha de Doação de Livros e Contadores de Histórias. Lançada pela secretária municipal de educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, no dia 01 de maio e vinculada ao Programa Minha Escola Querida, a Campanha registrou a doação de cerca de 350 livros apenas essa semana. ]

O recebimento das doações, além de acontecer nos eventos nas Praças, continua nos postos localizados em todas as escolas da rede pública, na Cidade Universitária, no SEMED, CETEP,no Jornal ‘O Debate, Fábrica de Cidadania e Universidade Estácio de Sá. A recomendação é que se doem livros de literatura brasileira e estrangeira, para todas as idades, em língua portuguesa, novos ou em bom estado de conservação. As bibliotecas beneficiadas serão a Biblioteca Itinerante, as de Associações de Moradores e de Instituições religiosas.