Lan House Pública da prefeitura é sucesso na II Feira de Responsabilidade Social

21/05/2009 14:39:42 - Jornalista: Grazielle de Marco

Foto: Kaná Manhães

Nas primeiras sete horas de funcionamento, mais de 100 pessoas visitaram o local

A Lan House Pública, instalada na II Feira de Responsabilidade Social pela Secretaria de Ciência e Tecnologia da prefeitura, teve grande visitação. Nas primeiras sete horas de funcionamento, mais de 100 pessoas visitaram o local e tiveram acesso gratuito à internet.

De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, Guto Garcia, o objetivo da secretaria ao colocar a Lan House na feira foi divulgar o trabalho de inclusão digital desenvolvido pela prefeitura. “Além disso, temos procurado parcerias com empresas privadas para a adoção de Lan Houses e aqui estamos dando a oportunidade de incluírem estes espaços em suas políticas de Responsabilidade Social”.
Ele lembrou que em toda cidade a prefeitura tem hoje 17 Lan houses públicas em funcionamento nos bairros Malvinas, Nova Holanda, Aroeira, Aeroporto, Glicério, Frade, Sana, Córrego do Ouro, Ajuda, Centro da Cidade, Assentamento Celso Daniel, Cajueiros, Morro de São Jorge, Botafogo, Bosque Azul, Centro Poliesportivo e Campo do Oeste, com 10 computadores em cada, exceto no Aeroporto que possui 20 computadores.
- Para a Lan House do bairro Cajueiros, recebemos doação de equipamentos e móveis da empresa Mendes Junior. Além disso, a W.com nos ajuda com mão-de-obra. São parcerias importantes. Se conseguirmos mais, poderemos expandir mais rapidamente nosso trabalho para outros bairros da cidade, disse José Vicente Rodrigues, coordenador do Projeto Fábrica da Cidadania.
Por mês as Lan Houses Públicas atendem mais de 30 mil pessoas. Jjá estão previstas as inaugurações na Virgem Santa, Novo Horizonte, Trapiche, Lagomar, Praça Campo Grande e mais uma na Aroeira.
As Lan Houses municipais são equipadas com computadores reciclados nas aulas do curso/estágio prático de montagem e manutenção de microcomputadores, oferecido gratuitamente Fábrica de Cidadania. Os monitores das Lan Houses foram escolhidos entre as três turmas de formandos no curso/estágio prático de montagem e manutenção de microcomputadores.
O tempo para usar a Internet nestas lan-house é de 30 minutos, prorrogáveis de acordo com a demanda, sendo vetado o acesso a sites eróticos e de jogos. Menores de 18 anos precisam ir com os responsáveis para preencher uma autorização discriminando o horário que podem ficar na Lan House, munidos da cópia da certidão de nascimento. O horário de funcionamento será adaptado ao de funcionamento do Ginásio. A partir das 18h, só é permitida a permanência de menores entre 14 e 17 anos.

Para mais informações sobre adoção de Lan Houses ou doação de equipamentos, entrar em contato pelo telefone (22)2773 3565, ou procurar a Fábrica da Cidadania, da Secretaria de Ciência e Tecnologia, na Rua Teixeira de Gouveia, 634, centro (antiga Funemac).