Lan houses promovem inclusões digital e social em Macaé

01/10/2008 15:11:04 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Com a inauguração das lan houses dos Cajueiros e do Morro de São Jorge, ocorrida nesta terça-feira (30), a prefeitura mostra que está contribuindo para promover as inclusões digital e social em Macaé. São 130 computadores distribuídos pelos bairros, além dos distritos da região serrana, disponíveis para o acesso gratuito dos internautas.

Segundo o coordenador do Projeto Macaé Inteligente, da secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, José Vicente Rodrigues, a meta do órgão público é que até o final de 2008 Macaé conte com 20 lan houses. “O nosso objetivo é proporcionar 40 lan houses na cidade”, comenta.

Já possuem lan houses gratuitas os bairros Malvinas, Nova Holanda, Aroeira, Ajuda de Cima, Visconde de Araújo, Imboassica, Parque Aeroporto, Centro, Cajueiros e Morro de São Jorge. Os distritos serranos que contam com o serviço são: Frade, Glicério, Córrego do Ouro e Sana.

O secretário de Desenvolvimento Sustentável, Juvêncio Papes, disse que isto é uma política pública do governo municipal, desenvolvida pela secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, que quer levar a todos o acesso à tecnologia da informação.

- Também faz parte dessa política democratizar o acesso à internet, inclusive por meio da instalação do sinal wireless, que implica que as pessoas vão acessar de suas casas gratuitamente a rede mundial dos computadores. No distrito de Glicério e no bairro Parque Aeroporto isso já é uma realidade - conta.

Já a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Dayana Bonotto Rampinelli, lembrou que embora os computadores possam ser utilizados por pessoas de todas as idades, o público-alvo que freqüenta as lan houses é composto principalmente por crianças e adolescentes. “É importante que haja inclusão digital, além de acesso à tecnologia da informação para a comunidade”, assegura.

Parceria Público Privada (PPP) entre a prefeitura e a Mendes Júnior permitiu viabilizar a lan house dos Cajueiros. Através da equipe de captação de projetos da secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia se obteve o acordo. A Mendes Júnior forneceu os dez computadores, o mobiliário e o aparelho de ar condicionado, enquanto a prefeitura entrou com o trabalho de quatro monitores, que atuarão das 9h às 21h. A Associação de Moradores dos Cajueiros cedeu o espaço, localizado na Rua Luiz Ribeiro Pinto, nº 136.

Para concluir, José Vicente diz que o acesso deve ser de 30 minutos por usuário, caso não haja demanda pode-se ficar mais tempo. Uma vez que o espaço tem 12 horas diárias de funcionamento, quando a casa fica aberta com os micros, é possível que haja 240 internautas utilizando os computadores por dia. São dez computadores na nova lan house pública dos Cajueiros.