Leonardo Boff participa da III Semana Universitária Integrada

19/10/2009 10:54:26 - Jornalista: Andréa Lisboa

Com o tema “Educação e Multiplicidade: o desafio social do conhecimento”, a III Semana Universitária Integrada, que começa nesta segunda-feira (19), movimentará a Cidade universitária com eventos musicais e palestras. O fechamento da Semana, às 19h de sexta-feira (23), será com o professor Leonardo Boff, que abordará “O desafio social do conhecimento”.

Todos os eventos são gratuitos e abertos à comunidade. Segundo o vice-presidente da Fundação Educacional de Macaé-Funemac, Joelson Tavares, a proposta da Semana é proporcionar uma integração não somente dos cursos, mas também entre as diversas instituições que compõe a Cidade Universitária.

“Nós temos para Macaé um projeto ousado que é colocarmos num mesmo espaço mais de uma instituição”, disse Joelson. Para isso, faz-se necessário oferecer oportunidades para a divulgação e o conhecimento de trabalhos interrelacionados. “Assim nós teremos condições de criar uma visão de um campus”, completou.

As atrações musicais e as palestras acontecerão no auditório da Cidade Universitária. A palestra de sexta-feira será exibida em telão nos pilotis. Leonardo Boff é Doutor Honoris Causa em Política pela Universidade de Turim (Itália) e em Teologia pela Universidade de Lund (Suécia). Também se doutorou em Filosofia e Teologia na Universidade de Munique, Alemanha. Ele é professor da UERJ e tem uma produção literária e teológica superior a 60 livros. Entre eles está o best-seller “A Águia e a Galinha”. Boff, que foi frade franciscano é o expoente da Teologia da Libertação no Brasil.

Para o superintendente Acadêmico da Funemac, Meynardo Rocha, o papel de Leonardo Boff será o de sintetizar as discussões da semana e de enfocá-las sob o lado humano. “Ele poderá tocar no desafio social”, disse. Ele ainda ressaltou que “Na multiplicidade das diversas falas de alunos e de professores das diferentes instituições é onde estará a riqueza do evento”.

A Semana Universitária foi criada em 2007. As atividades deste ano partiram dos interesses dos estudantes. A conclusão de uma pesquisa realizada no campus apontou para a preferência pelas palestras com temas ligados à educação.

Confira a programação: Segunda-feira,19, às 19h, Intervalo Cultural com o Coral da Cidade de Macaé; às 19h45, abertura da Semana Universitária e, às 20h, palestra “Gilles Deleuze e a Educação”, com o Pós-Doutor em Filosofia pela UFRJ, Mário Bruno.

Na terça-feira, 20, acontece às 19h, Intervalo Cultural com o músico Rômulo do Sana e, às 20h, Palestra “A extensão e o impacto social do conhecimento” (UFRJ). Na quarta-feira, 21, às 19h, Intervalo Cultural com o chorinho de Rubén Pereira, Bruno Py e Jansen Queiroz e, às 20h, o workshop “Educação e Sustentabilidade”, dos projetos na área de sustentabilidade da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos- FeMASS.

Quinta-feira, 22, têm, às 19h, Intervalo com Rômulo e, às 20h, a mesa redonda “Multidisciplinariedade do saber na contemporaneidade” (UFF). O público terá a oportunidade de assistir, abrindo a palestra de Leonardo Boff, na Sexta-feira, 23, durante o Intervalo Cultural, a Orquestra Popular de Macaé (OPM), com repertório variado do popular ao clássico.