Linha Verde: prossegue pavimentação

03/04/2009 09:36:26 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Bruno Campos

A secretaria de Obras já efetuou a retirada do asfalto antigo e preparação da base

A prefeitura de Macaé continua as obras na Linha Verde, via de tráfego que faz parte do arco viário do município. As obras acontecem no lado direito da via, a partir do trevo da Rua Aluízio Gomes, em direção ao trevo do Bairro da Glória e Cancela Preta.

Em parte desse trecho, até as proximidades do Condomínio Macaé Privillége, a secretaria de Obras (Semob), já efetuou a retirada do asfalto antigo e preparação da base. A partir daí, o trecho até as proximidades do trevo da Cancela Preta já recebeu o novo asfaltamento. Antes da pavimentação, a via recebeu obras de drenagem, para melhorar o escoamento das águas pluviais. Também as laterais da pista estão recebendo melhorias.

As obras na Linha Verde começaram com a interdição de uma das pistas entre os trevos da Cidade Universitária e da Aroeira, em 2008. As obras, com orçamento de R$ 29 milhões, fazem parte do pacote com o objetivo de agilizar o trânsito no centro de Macaé, já que a Linha Verde, juntamente com a Rodovia Lacerda Agostinho (Linha Azul), Linha Vermelha e outras, interliga várias áreas da cidade.

A estrada, que tem grande movimentação de veículos, apresentava problemas, com buracos no asfalto causado pelo impacto do tráfego de veículos pesados e constantes alagamentos, dificultando o trânsito. Após análises e sondagens do solo, a prefeitura concluiu que a via teria que ser refeita.

Construída há 13 anos pelo governo do Estado, a Linha Verde foi aberta em área alagada e sem preparação para a grande movimentação de veículos que tem hoje. Segundo levantamento da Macaé Trânsito e Transportes (Mactran), cerca de sete mil veículos, a maioria carretas, trafegam diariamente por essa via de tráfego, que tem duas pistas, com quatro quilômetros de extensão em cada uma. Essa via é uma opção de trânsito, tanto para veículos leves quanto para pesadas carretas, em direção aos municípios da região dos Lagos e às empresas que prestam serviços à Bacia de Campos.

- O tráfego intenso nessa via, vem impactando-a e causando os problemas no leito, por isso, a prefeitura está refazendo todo o asfalto da Linha Verde – afirmou o secretário de Obras, Tadeu Campos.