Lista de Doenças de Notificação Compulsória é ampliada

03/09/2010 18:29:41 - Jornalista: Ana Paula Medeiros - estagiária

A prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, junto a Coordenadoria Geral de Saúde Coletiva informa que foram incluídos mais seis agravos na lista nacional de Doenças de Notificação Compulsória (DNC). A ampliação da lista foi publicada na quarta-feira (1º) no Diário Oficial da União, através da Portaria 2.472.

Na lista foram incluídos acidentes com animais peçonhentos, como cobras, escorpiões e aranhas; atendimento antirrábico decorrente de ataques de cães, gatos e morcegos; esquistossomose; intoxicações exógenas por substâncias químicas, incluindo agrotóxicos e metais pesados; sífilis adquirida; e Síndrome do corrimento uretral (homens).

Todos os estados têm uma lista de doenças de notificação compulsória que são doenças com alto índice de notificações em âmbitos municipais e estaduais e que agora passam a ser de nível nacional, devido sua maior gravidade. Segundo a Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, já faziam parte da lista, doenças como a dengue, hepatite A, B, Delta e E, poliomielite, raiva, rubéola, sarampo, tuberculose, varíola, Leptospirose, febre amarela, botulismo, tétano, entre diversas outras .

As Doenças de Notificação Compulsória (DNC) são doenças cuja gravidade, magnitude, transcendência, capacidade de disseminação do agente causador e potencial de causar surtos e epidemias exigem medidas eficazes para a sua prevenção e controle. Alguns casos têm período de incubação curto, e a adoção de medidas imediatas de controle, após a detecção de um único caso, é fundamental para impedir a disseminação do agente e o aparecimento de casos secundários na localidade onde foi detectada a doença.