Últimos dias de inscrições do II Fórum de Segurança Escolar

16/05/2019 11:54:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto - Arquivo Secom

Fórum será na quarta-feira (22), no auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária

Os interessados no II Fórum Municipal de Segurança Escolar devem correr. Já estão terminando as inscrições para a programação, que será realizada na quarta-feira (22), no auditório Cláudio Ulpiano, da Cidade Universitária, às 13h. O cadastro está sendo efetuado no site oficial da prefeitura. Ao todo, estão sendo oferecidas 200 vagas. A proposta é discutir, analisar e implementar as estratégias de combate à violência nas escolas.

O Fórum Municipal de Segurança Escolar é direcionado aos educadores, conselheiros tutelares e profissionais que atuam com a área de segurança escolar. No final do encontro haverá plenária. O encontro contará com representantes de órgãos ligados à área de segurança escolar, Prefeitura de Macaé, integrantes da 123ª Delegacia da Polícia Civil, 32°Batalhão da Polícia Militar, Secretaria de Ordem Pública, Promotoria da Justiça Tutelar e Guarda Civil Municipal, além das cidades vizinhas e áreas de interesse.

A primeira palestra será às 14h, com destaque para o tema "Bullying no Ambiente Escolar: estratégias para prevenção e enfrentamento do tema". A abordagem será da promotora de Justiça Titular da Promotoria Civil e Família de Rio das Ostras, Regiane Cristina Dias Pinto.

Já às 14h30 vai acontecer palestra "Violência Escolar e Medidas de Prevenção", com o coordenador de Policiamento e Proximidade do 32º Batalhão da Polícia Militar (BPM), ministrada pelo major Leonardo Nogueira. O Fórum seguirá às 15h, com o coordenador-geral de Apoio Preventivo e Educativo da Guarda Municipal, José Carlos Moreira França, que vai abordar o assunto "A segurança escolar em Macaé: prevenir, apoiar e educar".

O secretário de educação, Guto Garcia, destaca que os participantes terão a oportunidade de debater em grupos temáticos. Entre eles estão "Infraestrutura: ações a serem desenvolvidas para melhorar a segurança nas escolas". O segundo será "Recursos Humanos", com o tema "Análise do RH para melhoria da segurança escolar". O terceiro será "Escola", com o foco "Como melhorar a segurança dentro no entorno da escola?" e "Violência virtual/cyberbullying" com o tema "Como enfrentar a violência virtual?".