Macaé: ação contra a dengue mobiliza sociedade

26/01/2010 16:53:32 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Kaná Manhães

CCZ promove mutirão contra a dengue no bairro Lagomar

A realização do trabalho permanente de mobilização da secretaria de Saúde de Macaé no combate a dengue ganhará reforço na próxima semana. A secretaria Estadual de Saúde e a Defesa Civil do Rio de Janeiro vão promover no município a campanha Cultura Antidengue, que terá apresentação do Grupo Cultural AfroReggae. A novidade foi anunciada pelo diretor técnico do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Rogério Lemos, nesta terça-feira (26) durante o mutirão contra a dengue no bairro Lagomar.

O mutirão no bairro Lagomar, que prossegue nesta quarta (27) contou com mais de 100 profissionais do Centro de Controle de Zoonoses, do Programa Saúde da Família e voluntários. Eles visitaram casas e pontos comerciais do bairro orientando e eliminando criadouros do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue. Além desse trabalho, foi feita a distribuição do medicamento homeopático contra a dengue, que atenua os sintomas, caso a pessoa venha ter a doença.

O Grupo de Teatro Arte em Saúde (Grutas), da coordenação de Saúde Coletiva fez a apresentação da esquete “Cuidado com a dengue” na rua principal do bairro. Pedestres, motoristas e ciclistas ouviram atentamente a esquete que mostra as consequências da falta de cuidado das pessoas em suas residências. “Devemos manter os quintais limpos para que os objetos não se tornem criadouros do mosquito”, ressaltaram as atrizes alertando que a dengue mata.

O bairro Lagomar é um dos mais populosos da cidade com 102 quarteirões e mais de oito mil imóveis entre residências, comércios e terrenos baldios. O trabalho de conscientização se estenderá para os bairros Engenho da Praia e Barreto.

Dengue – O Projeto Cultural Antidengue, que faz parte da campanha Rio Contra Dengue do governo estadual, chegará a Macaé no próximo dia dois de fevereiro e contará com a participação do Grupo Afroreggae.

O diretor técnico do CCZ, Rogério Lemos lembra que o objetivo da mobilização é levar mais informação à população de forma lúdica. “Serão realizados diversos eventos ao longo do dia como teatro, oficinas e música”, disse.

Rogério acrescentou ainda que a dengue é uma preocupação constante da secretaria de Saúde que, vem desenvolvendo diversas ações no combate ao mosquito envolvendo a comunidade e diversas instituições e órgãos públicos.

O Centro de Controle de Zoonoses conta com o Disque Dengue, um canal direto onde o cidadão pode dar suas sugestões e fazer denúncias. O Disque Dengue 22 – 2762- 0175 funciona de segunda a sexta-feira de 9h às 17h.