Macaé celebra os 411 anos de instalação do Forte de Santo Antônio de Monte Frio

19/03/2024 13:48:00 - Jornalista: Márcio Siqueira

Autoridades civis e militares de Macaé e região celebraram a data

Autoridades civis e militares de Macaé e região celebraram, nesta terça-feira (19), os 411 anos do antigo Forte de Santo Antônio de Monte Frio, unidade histórica do Exército Brasileiro que representa a primeira construção de origem do atual Forte Marechal Hermes.

A solenidade que celebra os 411 anos do Forte, comemorados no último dia 16 de março, foi realizada na área da antiga estrutura de defesa instalada em Macaé, em março de 1613, e contou com a participação do prefeito Welberth Rezende, recebido pelo sub-comandante da 9ª Bateria de Artilharia Antiaérea, o capitão João Lucas Dorigo.


“O Forte representa a história de Macaé como cidade de referência social e econômica do nosso Estado. A presença da 9ª Bateria de Artilharia Antiaérea também reforça a segurança da nossa cidade que vive hoje um novo ciclo de progresso”, destacou o prefeito.

A solenidade também contou com a entrega da Moeda Comemorativa da 9ª Bateria, honraria concedida pelo sub-comandante Dorigo ao prefeito Welberth Rezende, ao Secretário Municipal de Cultura, Leandro Mussi e também a representantes da Marinha, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

“A história de Macaé é intrínseca à do nosso Forte. Preservar essa construção é também proteger uma parte importante da formação desta gloriosa cidade a partir da bravura dos nossos antepassados”, destacou o sub-comandante.