Macaé Cidadão encerra Curso de Capacitação de Cuidadores de Crianças

13/12/2007 16:07:36 - Jornalista: Cesar Dussac

O Programa Macaé Cidadão encerrou na noite de quarta-feira (12) o curso de Capacitação de Cuidadores de Crianças, no Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão. Os 50 formandos (49 mulheres e um homem) receberam os certificados das mãos da coordenadora geral do Programa, Amélia Guedes, de professores do curso e de Maria Helena Patrocínio, representante da secretária Municipal Especial de Educação, Milmar Pinheiro. Contação de histórias, música e um vídeo com fotos e depoimentos dos formandos fizeram parte da programação.

Amélia Guedes lembrou que, há algumas semanas, os Cuidadores de Idosos receberam seus certificados no mesmo local. “O Macaé Cidadão vem desenvolvendo cursos – como o de Cuidadores de Idosos, com formatura neste mesmo local há algumas semanas - e este de Cuidadores de Crianças, que capacitam e atualizam a mão de obra para proveito dos que se formam e benefício da sociedade como um todo. Desejo sucesso a todos vocês. Agradeço os depoimentos que deram sobre o conteúdo e a credibilidade do curso, que lhes deu a teoria, sem descuidar da prática, em estabelecimentos a cujas diretorias agradeço. A Lucy Caldas, diretora deste colégio, agradeço o espaço. Meus agradecimentos também ao pessoal interno de todas as coordenadorias e respectivas coordenadoras e ao secretário Executivo de Comunicação Social, Rômulo Campos. Feliz Natal a todos.

Elma Bichara, apresentadora do evento – coordenadora de Projetos de Cidadania – chamou a professora Suze Ferreira, escolhida pelos alunos a madrinha da turma. Ela contou uma história, verdadeira parábola, que incentiva o cuidador de crianças de outrem a tratá-las com o mesmo amor que os pais lhes dedicam, com base nas palavras de Cristo: “Deixai que venham a mim as criancinhas, não as embaraceis, porque delas é o reino dos céus” (Mateus 19, verso 14). Gisele de Souza e Souza, do grupo Contadores de Histórias (Secretaria Municipal Especial de Educação), representou “A moça tecelã”, conto de Marina Colasanti. A formanda Juliana Ivo interpretou a canção “Campeão”, cujo refrão foi acompanhado pela platéia: “Campeão, vencedor, Deus dá asas a teu vôo; Esta fé que te faz imbatível, te torna um vencedor”.

Juliana Alves, Susana Moojem e Silvia Maria Domingues da Silva agradeceram, em nome da turma, à prefeitura, à coordenadoria geral do Macaé Cidadão, aos professores do curso e à diretora do Colégio Maria Isabel, Lucy Caldas, por haver cedido o espaço para a realização do curso.

- Estou feliz por servir à sociedade de modo geral. Amelinha nos concede, a cada curso, certo número de vagas, que podemos distribuir entre os funcionários e mães de alunos. A parceria com O Macaé Cidadão tem dado excelentes resultados e vai continuar, acredito, independente da minha permanência ou não na direção do colégio. Aliás, aconselho a quem me substituir, no futuro, a manter esta parceria”, afirmou Lucy.

A programação do curso - uma visão holística do universo infantil, na faixa etária de zero a cinco anos – também preparou os cuidadores para lidar com crianças portadoras de necessidades especiais, em obediência à política de inclusão, uma das bandeiras sociais do atual governo. As aulas práticas aconteceram no Jardim Municipal Anna Benedita, Centro Educacional Querubins, Escola Municipal de Educação Infantil , Centro de Terapia e Ensino Macaense – Cetron, cujas diretoras receberam os agradecimentos. Os depoimentos espontâneos de formandos, dentre eles profissionais de educação infantil, atestam a qualidade do curso.

- Há muito tempo, trabalho com crianças na Igreja. Com o grande conhecimento adquirido no curso, sinto-me mais bem preparada para desempenhar minha função e me colocar no mercado de trabalho”, disse Juliana Garnier. “O curso abriu minha mente. Gostei tanto, que vou fazer vestibular para Pedagogia e me especializar na área infantil”, confessou Sheila Márcia. Outra que vai fazer o vestibular para Pedagogia é Janete Lisboa. “Conheci a atividade em julho. A idéia amadureceu em mim durante o curso”, afirmou. “O curso me motivou mais a saber lidar com criança. Me decidi por Psicologia e Psicopedagogia, afirmou Juliana Ivo.

A coordenadora geral contou que, a cada curso, o Programa envia pedido de candidatos aos presidentes de associações de moradores, que fazem as indicações. Rogelio Flores, presidente da Associação de Moradores da Barra, cumprimentou suas candidatas pela formatura. O mesmo aconteceu com a presidente da Associação de Moradores do Centro, Rosária Maria de Souza Santos, que indicou cinco candidatas. “Todas são macaenses nascidas e criadas no centro da cidade. Agora, elas e suas famílias têm uma visão positiva do poder público. Estão maravilhadas com o curso e a credibilidade que tem esse certificado no mercado de trabalho”, afirmou.