Macaé Cidadão organiza o projeto Educando na Cidadania 2009

13/05/2009 16:56:43 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Ana Chaffin

Tema deste ano é `Vida em Sociedade`

A Coordenadoria do Programa Macaé Cidadão promoveu na tarde desta terça-feira (12) encontro com professores e orientadores de 12 escolas da rede municipal. O encontro teve como objetivo programar e organizar o projeto Educando na Cidadania – 2009, que será levado a cerca de dois mil estudantes. A todos os 50 profissionais de educação presentes, os profissionais do Macaé Cidadão apresentaram a proposta temática deste ano: “Vida em Sociedade – Respeitando as Diferenças”.

- Estamos realizando a organização dos encontros durante este ano, além de recebermos sugestões de palestras para o projeto, uma vez que é necessário participação conjunta entre o Programa Macaé Cidadão e os professores das instituições de ensino. Já sabemos que as escolas têm contribuído para o aprofundamento da concepção de cidadania, entretanto, o Macaé Cidadão quer agregar valor, acrescentando conhecimento aos debates e às reflexões acerca de cidadania, disse a coordenadora do programa, Amélia Guedes.

Para o subsecretário de Ensino Fundamental da secretaria de Educação de Macaé, Sol Grey, que participou do encontro, o projeto Educando na Cidadania faz um trabalho de fortalecimento das relações interpessoais dos alunos para a vida em sociedade. “No tema desse ano, há características construtivas para o desenvolvimento do relacionamento nas áreas da família, da escola e da comunidade”, avalia.

O público alvo do projeto Educando na Cidadania é composto por estudantes do oitavo e nono anos do Ensino Médio, além de alunos do projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A coordenadora do Macaé Cidadão ressalta que este ano haverá encontros temáticos, palestras, seminários e reuniões com o objetivo principal de trabalhar com a questão: “Família, Escola e Grupo Social”. O projeto Educando na Cidadania termina suas atividades em novembro, com culminância no Teatro Municipal. No ano passado, houve a edição de um livro contendo 72 redações de estudantes macaenses sobre “Cultura da Paz”.

Entenda melhor o projeto Educando na Cidadania

No ano de 2005, a coordenadoria geral do Programa Macaé Cidadão iniciou parceria com a secretaria municipal de Educação para pôr em prática o projeto Educando na Cidadania. As múltiplas dimensões do tema “cidadania” seriam objeto de trabalho e de envolvimento de alunos, professores, diretores, funcionários, pais e demais membros da comunidade educativa.

- Fazendo uma retrospectiva, a cada ano são priorizados temas que permeiam a realidade nacional e internacional. Em 2005, o tema foi “Cidadania”, quando houve encontros para os corpos discente e docente das instituições de ensino tratando de questões referentes à adolescência, ao protagonismo juvenil, às relações e aos valores do cotidiano, além de termos refletido sobre assuntos como “Etica e Sustentabilidade” e a respeito de perspectivas e caminhos para a ação da cidadania - explica Amélia.

Já em 2006, foram promovidos debates e palestras a respeito de sexualidade, juventude, exclusão social, drogas, violência e participação política. “Naquele ano, chamou nossa atenção a engajada e entusiasmada participação dos estudantes”, conta a coordenadora do Macaé Cidadão.

Com a temática “Olhares da Terra”, o projeto Educando na Cidadania – 2007 buscou debater situações que tratam da própria existência humana, contribuindo para a formação da consciência ecológica nas pessoas. “Naquele ano, propusemos promover a sensibilização de que é necessário mudar de atitude, com a finalidade de que sejam disseminados valores referentes à necessidade de se preservar o Meio Ambiente”, conta.

No ano passado, o tema foi: “Juventude e Cultura”. Realizaram-se estudos, reflexões e projetos visando tratar e conhecer anseios, desejos e motivações do jovem. “Neste sentido, iniciamos maior diálogo com os jovens estudantes, com o objetivo de torná-los protagonistas de sua própria história”, conclui a coordenadora geral do Programa Macaé Cidadão.