Macaé Cidadão promove curso de capacitação para seus funcionários

01/10/2009 18:32:52 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Kaná Manhães

Amélia Guedes: "a formação é de extrema importância na equipe, quando há reflexão sobre o trabalho diário"

A coordenadoria geral do Programa Macaé Cidadão da prefeitura realizou na manhã desta quinta-feira (1°), no auditório da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), o IX Curso de Capacitação Integral da sua equipe, composta por 52 funcionários. São pesquisadores, digitadores, auxiliares de coordenação, supervisores de pesquisa entre outros, que compõem o quadro efetivo desse órgão público.

Eles assistiram a três palestras. Uma sobre os avanços tecnológicos na área de pesquisa e mapeamento, proferida pelo gerente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rony Andrade. A segunda fala foi da pedagoga do Instituto de Administração de Políticas Públicas (IAPP), Maria Amélia Neves Gonçalves, acerca de economia solidária.

A terceira palestra reportou-se à saúde através de hábitos alimentares, cuja palestrante foi a nutricionista da subsecretaria municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Regina Cerbino.

No entender da coordenadora do Programa Macaé Cidadão, Amélia Guedes, a formação é de extrema importância na equipe, quando se busca uma reflexão sobre a prática de trabalho do dia-a-dia, ampliando os novos conhecimentos via debates e palestras. “Nosso processo de capacitação ocorre bimestralmente. Mas, durante nosso trabalho cotidiano, incentivamos os funcionários a fazerem cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação”, conta ela.

- Além do mais as capacitações também promovem contato e encontro entre os membros da equipe, que em muitos casos trabalham em locais e atividades diferentes, havendo assim maior integração e troca de experiências profissionais – justifica a coordenadora do Macaé Cidadão.

Palestras

Antes das palestras, o professor de Educação Física, Paulo Henrique, promoveu aos participantes que lotavam o auditório da Acim, uma dinâmica laboral, de modo que ele fez o que as empresas realizam atualmente: alongamento, flexão, prevenção de lesões para os funcionários. “São formas de se combater o sedentarismo e aliviar o estresse antes da jornada de trabalho”, explica o professor.

Em seguida foi a vez de Rony Andrade tratar e demonstrar quesitos referentes ao avanço da tecnologia, em favor da melhor execução e garantia da excelência nas pesquisas. “Atualmente, a sociedade demanda pelas informações num menor espaço de tempo possível, cabendo ao largo desenvolvimento tecnológico dos tempos modernos a satisfação de tais necessidades”, comenta ele.

Já a palestrante e pedagoga Maria Amélia falou sobre o conceito de economia solidária no Brasil. “Economia solidária é uma nova maneira de produzir, comercializar e consumir que tem como alicerce a sustentabilidade econômica, social e ambiental, sendo seus princípios a auto-gestão, a solidariedade e a cooperação”, ensina ela.

Para finalizar a nutricionista Regina Cerbino ofereceu conhecimentos a respeito de alimentação saudável e qualidade de vida, mostrando os passos da alimentação saudável. Entre eles estão alimentos pobres em gorduras, com pouca quantidade de sal, além da ingestão diária de dois litros d’água e alimentar-se de cinco a seis vezes por dia.