Macaé Cidadão realiza pesquisa sobre Inclusão Digital

26/10/2009 11:19:22 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Robson Maia

Objetivo é levantar mais dados para a implantação do governo eletrônico.

O programa Macaé Cidadão está realizando mais uma pesquisa para a realização de políticas públicas por parte da prefeitura, desta vez sobre Inclusão Digital. Doze pesquisadores estão coletando informações e dados na área de informática, com os segmentos empresarial, de serviço público e também com os chefes de domicílios, residentes em setores urbanos da cidade de Macaé e da região serrana.

De acordo com a coordenadora do Programa Macaé Cidadão, Amélia Guedes, os resultados dessa pesquisa darão subsídios favoráveis à elaboração de planos de ação para que o governo municipal prossiga com a implantação do governo eletrônico.

- Governo eletrônico ocorre quando todas as informações de interesse dos munícipes, como, por exemplo, a impressão do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), o carnê do Transporte Social Universitário (TSU), as consultas a processos da Mactran e a biblioteca virtual, entre outros, podem ser acessados pela população via internet – explica Amélia.

A coordenadora da pesquisa de Inclusão Digital, Maria Cristina de Souza Silva, ressalta que a prefeitura quer implantar mais Lan Houses públicas e, por intermédio dessa coleta de informações, saberá os locais onde esse serviço é mais prioritário.

- Ainda saberemos qual o alcance real do site da prefeitura www.macae.rj.gov.br, comenta ela, acrescentando que essa pesquisa é de amostragem, já que irá colher dados de dez por cento de cada um dos segmentos já citados.

A pesquisa foi solicitada pela Câmara Permanente de Gestão, por meio da gerência do Programa Cidade Digital. Serão entrevistados cerca de 5.257 domicílios. Há dois coordenadores, um supervisor e doze pesquisadores, além do motorista, atuando neste trabalho.

As informações e os dados serão computados e digitados no Banco de Dados do Programa Macaé Cidadão, que fica na Rua Papa João 23, 175, Imbetiba. O início do trabalho dos coletores de informação deu-se no dia 13 de outubro e a previsão é que tudo fique pronto em dezembro próximo.